A pequena região portuária de Cobh encanta visitantes com suas casinhas coloridas e edifícios no estilo neogótico. Localizada no condado de Cork, ao sul da Irlanda, a cidadezinha beira-mar pode ser conhecida em uma visita de um dia.
Conhecida antigamente como Queenstown – nome dado em homenagem a Rainha Victoria –, a cidade só recebeu seu atual nome em 1920, durante a Guerra da Independência Irlandesa.
Cobh possui o segundo maior porto natural do mundo, que ficou conhecido como a última parada do RMS Titanic. Dos 123 passageiros que embarcaram no transatlântico, apenas 44 sobreviveram.
Outra tragédia que marcou a história da cidade foi a do navio RMS Lusitania, apelidado de “O outro Titanic”. Ficou brevemente conhecida como a embarcação com maior número de passageiros, totalizando 2198 pessoas a bordo. Em maio de 1915, três anos após o naufrágio do Titanic, o Lusitania foi atingido por torpedos do submarino alemão U-20 e afundou em apenas 18 minutos. Tudo isso aconteceu na costa da Irlanda, que ajudou nos resgastes e levou muitos corpos para Cobh.
Hoje, a cidade ainda remete muito a essas histórias. Na praça Kennedy Park é possível encontrar muitas estátuas e, em alguns dias da semana, mulheres vestidas com roupas dos anos 1920 recepcionam os visitantes.
É também em Cobh que fica o Titanic Experience. O visitante faz o check-in e recebe um cartão de embarque, que terá detalhes de um dos 123 passageiros que partiram da cidade para Nova York no Titanic. Um guia pessoal te levará para conhecer e experimentar por meio de uma jornada virtual, todas as experiências a bordo da embarcação e até mesmo alguns momentos do desastre.
Depois desse tour que dura cerca de 30 minutos, o visitante pode conhecer toda área de exposição. É possível interagir com uma coleção de apresentações audiovisuais e explorar os eventos que levaram ao trágico naufrágio. Ainda há uma sala de história, com artefatos de famílias que embarcaram no Titanic e peças originais da frota White Star Line do início do século XX.
O principal ponto turístico, no entanto, é a Catedral de St. Colman. Uma das joias da cidade e da arquitetura neogótica de Pugin e Ashlin, a igreja levou quase cinquenta anos para ficar pronta. Sua estrutura possui uma torre de 100 metros de altura e uma torre que contém um carrilhão de 42 sinos, o maior da Irlanda.
No Queenstown Story, o visitante consegue encontrar toda a história da cidade, marítima, naval e militar da área, a fortificação do porto com fortalezas como Haulbowline, Spike Island e Fort Camden.
Outra maneira de conhecer Cobh é por meio do passeio de trenzinho. O Cobh Road Train parte do centro da cidade, local onde os últimos passageiros embarcaram para o Titanic. A viagem dura cerca de 45 minutos e passa pelos principais points turísticos.
Mais informações: www.visitcobh.com
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Slongy