Um mar cristalino em vários tons de azul e faixas de areia fofa e clarinha. Assim é toda a costa de Porto de Galinhas, que compreende incríveis 18 km de praias. De Muro Alto, mais ao norte, ao Pontal de Maracaípe, ao sul, vale visitar todas elas. Uma dica é contratar um passeio de buggy, que leva os turistas de ponta a ponta.
Praia da Vila de Porto de Galinhas
Junto à Vila, essa é a praia mais badalada do destino. Ali, a uma curta distância da areia, estão as famosas piscinas naturais, formando um cenário incrível. Diariamente, a praia fica toda colorida com as jangadas e os guarda-sóis. Faça o passeio até os recifes de corais repletos de vida marinha, nade nas piscinas naturais e aproveite um dos restaurantes com vista para o mar. E não deixe de tirar uma foto no letreiro de Porto de Galinhas.
Maracaípe
Ao lado da praia das piscinas naturais, a praia de Maracaípe é bem mais tranquila do que sua vizinha famosa. Não há barreira de corais, por isso as ondas são fortes – é perfeita para os surfistas, mas não é recomendada para banho. Mesmo assim, o visual é lindo, com o mar turquesa de um lado e um extenso coqueiral do outro. Vale sobrevoar a praia em um voo de paramotor.
Pontal de Maracaípe
No encontro do Rio Maracaípe com o mar, essa praia guarda um espetáculo da natureza, com bancos de areia fofinha que mudam com o vento, água morna e cristalina, recifes de coral e piscinas naturais pertinho da orla. Além de dar um mergulho no mar e no trecho final do rio, vale fazer o passeio de jangada pelos manguezais do Pontal de Maracaípe.
Pontal do Cupe
No Pontal do Cupe, a poucos passos da areia, há recifes que, na maré baixa, formam piscinas naturais repletas de peixes. Essa barreira é bem menor do que a da Praia de Porto de Galinhas, mas o acesso é mais fácil. Alugue equipamentos para fazer atividades diferentes, como caiaque com fundo transparente e stand-up paddle.
Muro Alto
Muito tranquila, Muro Alto é ladeada por condomínios de alto padrão e resorts. Seu visual é único em Porto de Galinhas: há um paredão de pedras e corais a cerca de 150 metros da areia, que bloqueia as ondas do mar. Por isso, foi formada ali uma enorme piscina natural de quase 3 km de extensão, com águas muito calmas. Além disso, o mar nesse trecho é bem raso e com temperaturas bem agradáveis.
Mais informações em: portodegalinhas.org.br
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou com o apoio da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas e do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau.
Foto destaque por: iStock / filipefrazao