O estado de São Paulo conta cerca de 30% de área coberta pela Mata Atlântica, onde mais de 700 mil hectares estão sendo preservados em unidades de conservação e proteção integral da natureza em áreas destinadas a pesquisas e turismo. São 30 reservas ecológicas que fazem esse trabalho, e o melhor de tudo é que todos podem aproveitar o ar puro com muito verde, a fauna, floras e rios.
Os parques são uma ótima opção de lazer, principalmente para curtir o feriado, pois oferecem uma boa infraestrutura e contam com diversas atividades para todas as idades. Confira:
Parque Estadual Serra do Mar
Criado em 1977, o Parque Estadual Serra do Mar é considerado a maior unidade de conservação da Mata Atlântica. São mais de 330 mil hectares que abrangem 25 municípios. Segundo o Ibama, o parque abriga 1.361 espécies de animais, entre elas algumas que estão em extinção como a anta e o bicho-preguiça, e 1.200 tipos de plantas.
Entre as atividades são oferecidas trilhas que levam a praias, cachoeiras e rios, rafting e observação de pássaros. Cada um dos núcleos do parque que se estendem pelas regiões ao redor, possuem programações e atrativos específicos.
Mais informações em: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/
Parque Estadual Itaberaba
Localizado nos municípios de Arujá, Guarulhos, Santa Isabel, Nazaré Paulista e Mairiporã, o parque foi criado em 2010 e é uma importante área de conectividade entre a Serra da Mantiqueira e a Serra da Cantareira.
O parque preserva diversas partes remanescentes da Mata Atlântica, espécies de animais que estão ameaçadas de extinção e proteger nascentes de bacias hidrográficas que abastecem a Cantareira.
Parque Estadual Marinho da Laje de Santos
Entre todas as áreas de conservação do estado, a reserva Marinho da Laje de Santos é o primeiro e único parque marinho. Localizado em Santos, são 5 mil hectares que preservam a biodiversidade da costa estadual.
O Parque ainda tem pontos de mergulho e fotografia submarina e local de desenvolvimento de atividades de educação ambiental e científica.
Mais informações em: www.lajeviva.org.br/Lajeviva/parque/pontos-de-mergulho/
Parque Estadual do Rio Turvo
Localizado entre os municípios de Jacupiranga, Cajati e Barra do Turvo, o parque abrange uma área de 73 mil hectares e abriga flora com espécies da Mata Atlântica, como palmiteiro e araucárias, fauna com invertebrados como os répteis e animais em extinção, como o papagaio de peito roxo e onça pintada.
O parque oferece atividades ecoturísticas, com atrações como o Mirante do Aleixo (a 1,1 mil metros de altitude com vista para Cajati e ao mar de morros do parque), a Cachoeira do Azeite, a Gruta da Capelinha, a Trilha da Cachoeira e a Trilha das Andorinhas.
Parque do Ibirapuera
Queridinho dos paulistanos, o Ibirapuera é o parque urbano mais importante de São Paulo. Os três lagos artificiais se interligam e ocupam uma área de mais de 1 milhão de m². Ele ainda abriga prédios públicos, planetário, o prédio da Bienal, ginásio de esportes, Museu Afro Brasil, Museu do Presépio, Museu da Aeronáutica e do Folclore, o Obelisco, o Monumento às Bandeiras, Pavilhão das Culturas Brasileiras, Pavilhão Japonês e a Escola de Astrofísica.
O parque possui ciclovia, 13 quadras iluminadas, pistas de corrida, passeio e descanso e áreas abertas para shows.
Mais informações em: www.parqueibirapuera.org/
Parque da Juventude
Construído para substituir o antigo Complexo Penitenciário Carandiru, o Parque da Juventude deu um novo ar para a paisagem da zona norte.
Com uma ampla área verde, instalações para práticas de esporte com 35 mil metros quadrados, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, espaço canino e espaço aberto para shows e eventos. O espaço abriga a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado. No local foram mantidos referenciais históricos da época do Carandiru. E ainda a Etec (Escola Técnica Estadual) Parque da Juventude.
Mais informações: http://www2.ambiente.sp.gov.br/parquedajuventude/historico/
Texto por Carolina Berlato
Imagem via iStock por filipefrazao