A capital finlandesa é bem fácil de ser explorada a pé, além de ser bem tranquila e muito verde. Design moderno se mistura com a arquiteturas históricas, parques, florestas, lagos e litoral e muita música. Confira quatro lugares para conhecer pela cidade:
Fortaleza de Suonmenlinna
Localizada na ilha de mesmo nome, a fortaleza foi construída durante o período sueco em 1748, até os russos a governarem por mais de 100 anos, quando finalmente os finlandeses retomaram posse, depois da independência do país.
Hoje, Suonmenlinna faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade tombada pela Unesco e está aberta o ano todo para visitas.
Igreja de Uspenski
A Catedral Ortodoxa Oriental de Uspenski é a maior construção da Europa dedicada ao cristianismo ortodoxo, além de ser dedicada à dominação dos Theotokos. Ela fica aberta o ano inteiro e a entrada é gratuita.
Monumento a Sibelius
Localizado no parque Sibelius, o monumento foi construído em homenagem ao compositor finlandês Jean Sibelius, pelo artista Eila Hiltunen. A construção lembra um enorme órgão com tubos de aço inoxidável que pesam mais de 20 toneladas, juntamente com o busto em grandes dimensões de Jean.
Temppeliaukio kirkko – a igreja de pedra
Construída a partir e inteiramente de uma gigantesca pedra de granito, a igreja é uma obra moderna construída pelos irmão Timo e Tuomo Suomalainen, em 1968. É uma das atrações principais e imperdíveis de Helsinque. A entrada custa £3.
Texto por Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock por Subodh Agnihotri