A Copa Airlines, membro da rede global de empresas aéreas Star Alliance, ingressa em sua nova Era MAX, com a adição do primeiro Boeing 737 MAX 9 à sua frota, uma das aeronaves mais modernas do mercado. O MAX 9 representa uma nova maneira de voar, onde conforto, conveniência e sustentabilidade são os três elementos principais que elevam o nível do serviço de classe mundial que a companhia oferece diariamente.
“O MAX 9 significa uma nova era nos mais de 70 anos da Copa Airlines. Com a chegada desta aeronave, incorporamos a mais recente tecnologia da Boeing, que fará parte de uma das frotas mais modernas e jovens do setor. Além disso, o MAX 9 é um símbolo de desenvolvimento e crescimento que nos enche de orgulho e nos motiva a continuar inovando, para sermos mais eficientes em nossas operações todos os dias e a deixar o nome do Panamá em todo o continente”, disse Pedro Heilbron, CEO da Copa Airlines.
“A introdução desta nova aeronave na frota do Panamá representa o alto nível de tecnologia e complexidade que a aviação de nosso país possui. Isso, por sua vez, exige que a Autoridade de Aviação Civil mantenha altos padrões tecnológicos nos sistemas, para permitir que essas novas aeronaves naveguem com eficiência e segurança no espaço aéreo panamenho”, disse Alfredo Fonseca Mora, diretor geral da Autoridade de Aviação Civil (AAC).
“Durante décadas, a Copa Airlines teve grande sucesso com o Boeing 737NG e o futuro parece ainda melhor. Nesta nova era, a Copa continuará a liderar o setor, aproveitando os benefícios de vanguarda oferecidos pelo 737 MAX”, disse Ricardo Cavero, vice-presidente de vendas de aeronaves comerciais da Boeing para a América Latina e Caribe.
O novo MAX, com mais conforto e conveniência, é caracterizado por sua configuração moderna, que tem 166 assentos distribuídos em duas classes e compartimentos superiores cerca de 50% mais espaçosos. Além disso, os modernos motores do MAX 9 reduzem o som em 40%, tornando a experiência da viagem mais silenciosa e agradável.
Como elemento de destaque nesta configuração renovada, a companhia aérea apresentou a nova Classe Executiva Dreams, com 16 assentos reclináveis tipo cama. Cada um dos assentos possui uma tela sensível ao toque de 16 polegadas com controle remoto, conectores USB e de energia e espaços para itens pessoais.
Dependendo do destino dos passageiros, na classe Dreams haverá um kit premium renovado composto por fones de ouvido, travesseiros e cobertores maiores de tecidos de alta qualidade, bem como um kit de amenidades composto por uma máscara e meias com desenhos colecionáveis, entre outros.
A Copa Airlines também incluiu a nova seção chamada Economy Extra, que consiste em 24 assentos que oferecem aos viajantes mais espaço para as pernas, telas sensíveis ao toque de 10 polegadas, entrada USB individual e duas saídas de corrente alternada (CA) em cada fileira de três assentos. Além disso, esses passageiros terão prioridade ao embarcar em seu voo. Enquanto isso, a classe Econômica renovada possui modernas e elegantes poltronas Meridian, portas USB individuais e um suporte para dispositivos móveis.
“Ter essa tecnologia no país é uma ótima oportunidade para continuar treinando talentos panamenhos com os mais altos padrões mundiais. Além disso, prevemos que, para cada avião que adicionamos, 90 novos empregos serão gerados, então os benefícios dessas modernas aeronaves são para os passageiros da Copa Airlines e para o crescimento e desenvolvimento do mercado de trabalho panamenho”, explicou Heilbron.
Todos os passageiros a bordo do MAX 9 podem desfrutar da grande variedade de conteúdos fornecidos pelo sistema de entretenimento sem fio Copa Showpass, que pode ser acessado por meio de conexão à rede interna da aeronave a partir de um computador ou dispositivo móvel. Ao entrar pelo aplicativo da Copa Airlines ou por um navegador, os viajantes terão diferentes títulos de filmes de Hollywood, Panamá, Hispano-americanos, séries de televisão, revistas, documentários e música do canal IFF Panamá.
Outro dos diferenciais do MAX 9 é a sustentabilidade e seu menor impacto no meio ambiente. A incorporação do motor mais avançado e silencioso do mundo, o LEAP-1B, e os upgrades aerodinâmicos dos winglets AT (localizados nas extremidades das asas), permitem alcançar maior eficiência e otimizar o desempenho da aeronave, melhorando o consumo de combustível em 14% e reduzindo em 50% a emissão de gases poluentes no meio ambiente.
O novo MAX9 inicia suas operações em setembro e será usado a partir de janeiro de 2019 nas rotas mais longas da extensa rede de 80 destinos em 32 países da Copa Airlines. A companhia aérea adicionará outras quatro aeronaves desta geração moderna à sua frota entre outubro e dezembro, oito em 2019 e nove em 2020, até completar a encomenda de 71 aeronaves feitas à Boeing nos próximos anos.
Mais informações em: copaair.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação