Engana-se quem pensa que a cidade localizada no extremo sul do estado de Santa Catarina deve seu nome ao peixe de dentes afiados e que causa medo em muita gente. Com mais de 110 mil habitantes, Tubarão é chamada assim devido ao Rio Tubarão, que corta a cidade, e que em tupi-guarani era chamado de Tubá-Nharô (“pai feroz”).
A cidade destaca-se como um polo comercial da região, principalmente na área de cerâmica, e atrai visitantes graças às estâncias termais e ao passeio turístico ferroviário com locomotivas a vapor, a famosa Maria Fumaça.
Tubarão tem uma localização privilegiada por estar perto tanto do mar quanto da serra. Quanto às dicas, a gastronomia é bastante diversificada com muitos bares e restaurantes aberto a noite toda e com opções para agradar todos os gostos”.
Outra visita que não pode faltar explorar o museu ferroviário da cidade e o Farol de Santa Marta que fica no litoral bem próximo. Outra dica interessante é explorar a ainda pouco conhecida Termas da Guarda, que oferece uma das melhores águas termais da região sul, que tem dois bons hotéis e uma natureza abundante, recheada de atrativos e muito verde.
Quem desejar dar uma esticada pode visitar o Morro dos Conventos, quase na divisa com o Rio Grande do Sul e curtir as praias quase virgens de Ararangá, os belíssimos rios, as lindas cachoeiras e Mata Atlântica preservada dessa linda região catarinense.
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva
Foto destaque por Norberto Cidade