logo

Telefone: (11) 3024-9500

Abadia de Fontenay preserva itens e legado da Ordem de Cister | Qual Viagem Logo

Abadia de Fontenay preserva itens e legado da Ordem de Cister

6 de setembro de 2018

Localizada entre as cidades de Auxerre e Montbardm, na França, a Abadia de Fontenay é um dos destinos que devem ser adicionados à sua listinha de “must see”.

A Abadia de Cister foi fundada em 1098, mas foi em 1118 que Bernardo de Clairvaux, um dos santos mais importantes no país, fundou Fontenay e o monastério para os monges da Ordem de Cister. É um dos lugares mais míticos da França, que continua muito bem preservado e impressiona com seu conjunto arquitetônico que se estende por mais de 1.200 hectares de terra. Além disso, é a abadia mais preservada e antiga do mundo.

Foto via iStock por RnDmS

Foto via iStock por RnDmS

Controlada por diferentes ordens religiosas ao longo do tempo, foi inicialmente ocupada pelos monges beneditinos no período românico, posteriormente passou a gerida apenas por monges cistercienses.

Os cistercienses se dedicaram a agricultura e criação de animais, produziam o pão e o leite para consumo próprio, além de forja de ferro.

Foi somente na Revolução Francesa que a história da abadia deu uma estremecida. Após ser abandonada completamente pelos monges, a família Montgolfier comprou a locação dos revolucionários, assumiu o lugar e a transformou em uma fábrica de papel. Hoje é possível ver algumas documentações dos irmãos Montgolfier.

Foto via iStock por RnDmS

Foto via iStock por RnDmS

Desde 1905, quem cuida da abadia é a família Aynard, que transformou o local em um point turístico e preserva o patrimônio.

Conhecer a abadia é dar uma volta do passado. Logo na entrada fica o alojamento, que marcava o espaço fechado e protegido com o exterior, onde um guardião ficava ali e recebia os peregrinos, noviços, viajantes, mercadores e enfermos.

Foto via iStock por bluejayphoto

Foto via iStock por bluejayphoto

Hoje, é onde o tour começa e um guia leva o visitante para uma volta completa ao redor da abadia, passando pelos belíssimos jardins, salas, dormitórios, estátuas, pela forja e também pela Igreja.

Reconhecida como um dos monumentos históricos da França em 1862, a abadia foi declarada como parte do Patrimônio Mundial pela UNESCO, em 1981. Em 1989 Fontenay recebeu 100 mil visitantes.

Foto via iStock por Kloeg008

Foto via iStock por Kloeg008

A abadia funciona diariamente para os visitantes das 10h às 17h (variando na alta temporada, quando fica aberta até as 18h). A taxa de entrada padrão é de £10,00 sem guia e £12,50 com tour guiado.

Texto por Carolina Berlato

Imagem Destacada via iStock por RnDmS

Comentários