País muito visitado pelo turismo religioso, Israel tem muito mais a oferecer aos visitantes: de ruínas romanas a praias paradisíacas. De norte a sul, Israel tem apenas cerca de 400 km de extensão, o que facilita o deslocamento pelo território – sendo possível visitar vários destinos em uma mesma viagem.
Jerusalém
Considerada sagrada para três religiões monoteístas, a Cidade Velha está repleta de lugares históricos, como o Muro das Lamentações, e antigos bairros formados por vários povos diferentes. Fora da cidade murada, Jerusalém surpreende com áreas modernas e elegantes.
Tel Aviv
Tel Aviv é uma vibrante metrópole, além de um centro econômico, cultural e de entretenimento. Mercados tradicionais, lojas de luxo, restaurantes com o melhor da gastronomia internacional, construções em estilo Bauhaus, lindas praias e um animado calçadão à beira-mar são algumas das atrações da cidade. Em contraste, está o antigo porto de Jaffa, que também vale a visita.
Mar Morto
Localizado no deserto entre Israel e a Jordânia, o Mar Morto é um cenário surreal. Além de estar no ponto mais baixo do mundo (a mais de 400 metros abaixo do nível do mar), possui águas com alta concentração de sal, assim as pessoas boiam sem o mínimo esforço. O Mar Morto também é cercado de Spas e hotéis de luxo.
Eilat
No extremo sul de Israel, Eilat é banhada pelo Mar Vermelho. É um famoso destino de veraneio no Oriente Médio, com praias paradisíacas de águas cristalinas, onde é possível mergulhar entre recifes de corais e golfinhos. A cidade oferece uma estrutura turística completa, com vários resorts à beira-mar.
Haifa
No norte do país, Haifa é a terceira maior cidade de Israel. É famosa pelo Santuário do Báb, com sua cúpula dourada, e pelos jardins suspensos aos pés do Monte Carmelo, que integram a lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade da UNESCO.
Cesareia
Com cerca de 2.000 anos de história, Cesareia foi fundada pelos romanos e foi um dos principais portos do Mediterrâneo. Dessa época, ainda conserva estruturas como o teatro romano e o aqueduto. Há ainda construções do período das Cruzadas.
Deserto de Negev
O deserto israelense é repleto de paisagens deslumbrantes, como grandes dunas, enormes penhascos e formações rochosas avermelhadas. Há muitas atividades turísticas disponíveis, como sandboard, rapel, passeios de camelo, experiências beduínas típicas e rotas para caminhadas e bicicletas. Vale conhecer a Cratera Ramon e o Parque de Timna.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Xantana