Com um investimento pesado em rodovias desde a primeira metade do século passado, o Brasil deixou as ferrovias de lado – tanto que trajetos de longa distância sobre trilhos são praticamente inexistentes no país. Mesmo assim, ainda existem trens em operação, muitos deles usados apenas em passeios turísticos curtos. Conheça alguns abaixo:
Trem da Serra do Mar Paranaense (PR)
Operados pela Serra Verde Express, os trens turísticos da centenária ferrovia Paranaguá-Curitiba oferecem passeios com um clima nostálgico e paisagens deslumbrantes da Serra do Mar e da Mata Altântica. Circulam diariamente no trecho entre Curitiba e Morretes.
Mais informações em: serraverdeexpress.com.br
Trem das Águas (MG)
O trem parte da estação central de São Lourenço, Estância Hidromineral a 470 km de Belo Horizonte, e segue para a vizinha Soledade de Minas, em um trajeto de 20 km (ida e volta) ao som de animados violeiros.
Mais informações em: tremdasaguas.tur.br
Trem do Vinho (RS)
Os passeios a bordo da Maria Fumaça da Serra Gaúcha, operada pela Giordani Turismo, acontecem entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. A atração também inclui degustações de vinho, espumante e suco de uva, além de apresentações de músicas típicas dos imigrantes italianos.
Mais informações em: giordaniturismo.com.br/mariafumaca
Trem da Vale – Ouro Preto-Mariana (MG)
Montanhas impressionantes e uma vegetação rica são os cenários que podem ser admirados nesse passeio. O trajeto sobre os trilhos entre Ouro Preto e Mariana é feito a bordo de uma locomotiva restaurada, mas que ainda tem o charme de antigamente. A ferrovia data do final do século XIX.
Mais informações em: vale.com/brasil/PT/business/logistics/railways/trem-turistico-ouro-preto-mariana
Trem Turístico São João del-Rei-Tiradentes (MG)
Também entre duas cidades históricas de Minas, esse passeio acontece na Maria Fumaça mais antiga ainda em operação no Brasil. São 12 km ao longo de uma ferrovia inaugurada em 1881 por D. Pedro II, entre serras, Mata Atlântica, cerrado e construções do século XIX.
Mais informações em: vli-logistica.com.br/sustentabilidade/trem-turistico
Maria Fumaça Campinas-Jaguariúna (SP)
As locomotivas restauradas viajam sobre os trilhos da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, ao longo de seis estações históricas diferentes. Monitores contam um pouco sobre a história da ferrovia, dos trens e da região.
Mais informações em: mariafumacacampinas.com.br
Trem da Serra da Mantiqueira (MG)
O trajeto segue do centro de Passa Quatro, na estação que data de 1884, até a estação Coronel Fulgêncio, já no alto da Serra da Mantiqueira e divisa com o estado de São Paulo. Ali foram filmadas as minisséries “Mad Maria” e “JK”. No meio do caminho, há também uma parada na estação Manacá, onde acontece uma feira de artesanato e quitutes locais.
Mais informações em: tremdaserradamantiqueira.com.br
Trem de Guararema (SP)
Fabricada em 1927, a locomotiva a vapor de Guararema é a maior em atividade no Brasil. A viagem vai da estação central da cidade a Luís Carlos, bairro histórico cujas construções foram revitalizadas e abrigam ótimas atrações de arte e gastronomia. É como viajar ao passado.
Mais informações em: tremdeguararema.com.br
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / mytrade1