Difícil de acreditar. Mas a apenas 30 km do centro de São Paulo, no extremo sul da cidade, fica uma das áreas mais verdes do estado. Com apenas 200 mil moradores e diversos parques e Áreas de Preservação Ambiental, o distrito de Parelheiros reúne ares de interior e esconde atividades incríveis para todas as idades.
Em 2014, a prefeitura de São Paulo criou o Polo de Ecoturismo de Parelheiros, com o objetivo de promover e incentivar iniciativas de infraestrutura e turismo na região que abrange os bairros de Parelheiros, Grajaú e Marsilac. Desde então, o local vem se consolidando como um atrativo diferenciado e único, que traz a surpresa de uma São Paulo rural e antenada.
Os contrastes e a alta produção cultural da quebrada de São Paulo deixam a visita a Parelheiros ainda mais interessante. Além de cachoeiras, trilhas e contemplação da natureza, descobrimos no Polo de Ecoturismo de Parelheiros a criatividade e diversidade artística, o engajamento social e a conscientização ambiental.
Confira 5 programas para fazer um roteiro incrível de ecoturismo sem sair da capital paulista:
Sítio Paiquerê
Uma área verde de 150 mil m2 às margens da represa Billings, na Ilha do Bororé, abriga este delicioso sítio aberto, voltado para o lazer e a sustentabilidade. Por lá é possível curtir a natureza, piscinas, fazer trilhas e ainda visitar o ninhal das garças, onde nascem os filhotes das aves, entre março e outubro. O Sítio Paiquerê tem também uma incrível horta orgânica, de onde saem os alimentos para um delicioso almoço natural oferecido no local.
Casa Ecoativa
Localizada dentro da APA – Bororé-Colônia, na Ilha do Bororé, a Casa Ecoativa é um centro eco-cultural que, há 20 anos, promove atividades culturais e de agroecologia com o objetivo de promover a preservação da cultura e da biodiversidade locais. A iniciativa, idealizada pelos próprios moradores da região de Parelheiros, fica sediada em uma linda casa construída em 1904 e tombada pelo patrimônio histórico da cidade de São Paulo. Saraus, exposições, vivências, palestras e oficinas acontecem a todo momento.
Centro Paulus
Um hotel com proposta sustentável recebe hóspedes e grupos que visitam a região. Cercado pelo verde da Mata Atlântica, ao lado do Parque Natural Municipal Itaim, o Centro Paulus é mais do que uma hospedagem, mas também um convite para o relaxamento e a integração com a natureza. Criado em 1981 para a formação do Ser Humano e da sua ação no mundo com base na Antroposofia, o Centro Paulus se transformou em um hotel, albergue e uma galeria de arte, que tem hoje como sócios moradores locais.
Projeto Meninos da Billings
O projeto social Meninos da Billings oferece, desde 2009, diversas atividades educacionais e culturais para jovens da região, com o intuito de promover a geração de emprego e renda e o desenvolvimento sustentável. Mais recentemente, passaram a trabalhar com atividades náuticas e com o turismo de base comunitária. Os guias locais fazem roteiros a pé e em canoas e lanchas pela represa Billings. O artesanato com produtos recicláveis também é uma das iniciativas interessantes do projeto.
Para quem ama trilhas e caminhadas, o Núcleo Curutu oferece três opções de trilhas no Parque Estadual da Serra do Mar. Elas têm de 600 m a 8,2 km e são feitas com agendamento e acompanhamento de guias. Levam para cachoeiras ou então para algumas incríveis paisagens do parque, que é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica.
Mais informações: vivejar.com.br
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ Alfribeiro