Já pensou se hospedar em um belíssimo castelo e levar dias de rei e rainha? Pois saiba que isso é possível. Alguns castelos, além de estarem abertos para tours, também recebem os visitantes como hóspedes. Conheça cinco lugares onde essa realidade é possível e se transforme em um membro da realeza:
Castelo Pergine
Localizado na província de Trento, o castelo Pergine é um dos mais antigos da Itália. Sua construção data por volta do ano 1000, mas os primeiros descritivos foram encontrados por volta de 1177.
O castelo passou por diversas reformas e proprietários, os atuais são da família Oss Emer, da Suíça, que estão no comando desde 1956, e pretendem continuar conservando o local. Os familiares abriram uma Instituição que recebe donativos para ajudar na preservação.
O Pergine abre para os hóspedes – e visitantes – em meados de março e opera até novembro. São 20 quartos em três torres diferentes, com parte da mobília original do século XX.
Chateau de Bagnols
Classificado com um Monumento Histórico da França, a enorme fortificação tem mais de oito séculos de história. Construído em 1217 pela família d’Oingt, o castelo passou por diversas gerações e domínios. Após abandonos e muitas restaurações, em 1992 o Chateau finalmente voltou a ativa, como um hotel 4 estrelas. Hoje, ele é administrado pelo Group Lavorel, e foi incorporado ao Hotels Lavorel, recebendo sua quinta estrela em 2013.
O Chateau de Bagnols dispõe de 22 apartamentos de luxo decorados com artefatos antigos e originais, além disso, o castelo-hotel dá uma visão panorâmica para o belíssimo Vale do Beaujolais.
Castelo de Culzean
Um dos castelos mais famosos da Escócia, o Culzean, está no condado de Ayrshire. O edifício foi construído por David Kennedy e sua principal função era ser uma casa de campo e uma sede do condado.
O castelo ficou sob os domínios da família Kennedy até 1945, que doou as terras para o National Trust for Scotland – instituição que conserva os patrimônios culturais e naturais da Escócia.
São seis apartamentos localizados no piso superior, onde os hóspedes chegam por meio de um elevador dos anos 1920. O mobiliário é de época, com lustres e lareiras de mármore, além de possuir uma bela vista panorâmica da costa.
Castelo de Oropesa
Localizado no coração de Toledo, o castelo-palácio é um dos principais monumentos da cidade e da Espanha.
A edificação gótica do século XIII foi uma fortificação militar da época medieval cristã, construída pelos árabes. O castelo é divido entre o Velho e Novo, pois dois palácios foram construídos no mesmo local com o passar dos anos.
Atualmente o hotel dispõe de acomodações luxuosas, com artefatos e mobília antiga que mesclam com a modernidade dos tecidos e amenidades. É na torre Homenaje que se tem a melhor visão dos campos, das vinhas e olivas e da cordilheira dos Gredos.
Castelo de Liblice
Localizado na comuna de Liblice, na República Checa, o castelo que leva o mesmo nome da região é um dos monumentos mais importantes do país.
A construção fez parte do projeto do arquiteto italiano Giovanni Battista Alliprandi, que ficou sob os domínios de nobres até o ano de 1945, quando se tornou propriedade do Estado.
Depois de diversas reconstruções e reformas, o castelo oferece 53 acomodações luxuosas, salões para eventos, restaurantes com cardápios variados, Spa e uma reserva de caça nos jardins.
Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ DEREKMcDOUGALL