A Turquia é um país rico em encantos, além das lindas paisagens naturais, as construções feitas pelos homens reservam cenários incríveis e com muita cultura e história. Entre as grandes construções turcas, as mesquitas ocupam a paisagem em diversos pontos do país. Só em Istambul, são mas de 3 mil dessas construções.
Os templos Islâmicos são imponentes e muito característicos da cultura turca. Os tetos, feitos com abóbodas ou cúpulas, possuem minaretes – grandes torres que compõem o complexo das mesquitas. Os minaretes são para que os Almuadens façam as conhecidas orações diárias, que formam um dos cinco pilares da religião, realizadas cinco vezes ao dia.
Para conhecer Istambul e sua história é possível fazer um roteiro pelas principais mesquitas da cidade, cada uma com sua particularidade, encantando os olhos curiosos dos visitantes que percorrem este roteiro rico em fé que ultrapassa os séculos. Para a visita é importante lembrar que as mesquitas são templos de oração e adoração a Alá, por isso, por respeito, é necessário seguir algumas regras para entrar. As mulheres devem cobrir cabeça, ombros, tronco e pernas. Os homens devem usar calça e camiseta – além disso, é necessário retirar os sapatos.
Mesquita Azul (Sultan Ahmed)
Um dos principais pontos turísticos de Istambul, a Mesquita Azul foi construída pelo Sultão Ahmed entre 1609 e 1616. Seu interior é decorado com azulejo Inik e possui um padrão de cor azul, por isso o nome. Ela foi construída para ser mais imponente que a Basílica de Santa Sofia.
Mesquita de Suleymaniye
Maior que a Mesquita Azul, a Mesquita de Suleymaniye foi construída entre 1550 e 1557, por ordem do Sultão Süleyman I, “O Magnífico”, um dos responsáveis pela expansão do então Império Otamano. Localizada na zona histórica de Istambul, tombada pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, sua construção foi obra do arquiteto Sinan, um dos grandes nomes do período Otomano, responsável também pela construção do cemitério que encontra-se em frente à mesquita. Nele, estão enterrados os corpos do Sultão Süleyman e de sua esposa.
Mesquita de Eyüp
Eyüp é o nome de um companheiro de Maomé, e a mesquita foi erguida em sua homenagem, perto de onde ele teria sido sepultado. No complexo da mesquita tem um cemitério onde Eyüp e objetos pessoais de Maomé estão enterrados. Por todo esse retrospecto, ela é um lugar de peregrinação de fiéis. Sua construção se deu em 1453 e teve fim em 1458.
Mesquita Semsi Pasha
Localizada do outro lado do Estreito de Bósforo, a Mesquita Semsi Pasha só pode ser acessada de barco. Ela é bem menor e mais simples que as descritas acima, porém seu encanto é igualmente magnífico. Ela fica bem à margem do estreito e também é um projeto do arquiteto Sinan.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Photosensia