Engana-se quem pensa que tequila é apenas o nome da bebida mais famosa do México. Localizada a cerca de 60 km de Guadalajara está a pequena cidade de Tequila, na base de um vale de terras vulcânicas e repleta de plantações de agave azul. Nesse cenário de belas paisagens nasceu e se consolidou a primeira marca de tequila premium do mundo, a 1800. Para quem deseja se aprofundar nesse universo, a 1800 oferece visitação guiada a todos os processos de elaboração da bebida ícone de cultura mexicana.
As plantações de agave azul aos pés do vulcão se enchem de atividade já bem cedo. Os chamados “jimadores”, profissionais responsáveis pela colheita, passam as primeiras horas da manhã nas plantações para aproveitar os momentos em que as temperaturas são mais amenas. Eles são responsáveis pela extração da pinha do agave, única parte usada para produção da bebida.
Depois de colhidas, as pinhas passam por um processo de cozimento em enormes fornos de onde é extraída a seiva, matéria-prima de todo o processo. Então, após um período de fermentação, o líquido é destilado antes que esteja pronto para ser armazenado em barris ou garrafas e consumido.
O município de Tequila foi fundado em 1530 e é um dos “pueblos mágicos” do México, onde tradições e costumes são muito bem preservados. Alegre e movimentada, a cidade é a maior produtora e exportadora da bebida no país, por isso, em 2006, suas terras e suas destilarias receberam o selo de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Durante a visita não se pode deixar de ir ao Museu Nacional da Tequila, que fica numa antiga casa do século XIX e conta a história do destilado. Outros destinos como as cidades de Arenal, Amatitán, Magdalena, Teuchitlán, Etzatlán e San Juanito também fazem parte do roteiro e são lugares igualmente encantadores.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / zstockphotos