Sirmione é uma das mais belas cidades do Lago de Garda, o maior da Itália com 370 km² de superfície. Localizada na região da Lombardia, ao norte do país, a chamada Pérola do Garda chama a atenção por suas águas termas e ruínas romanas. Mas também conta com praias de águas azuis banhadas pelo famoso lago e um centro histórico com aqueles típicos monumentos de cidadezinha charmosa italiana que nos encantam a cada visita.
E por falar em história, a pequena península é bastante antiga, com registros de primeiros vestígios humanos nos séculos 5 e 6 a.C. Acredita-se que o lugar tenha sido utilizado como balneário pelas famílias romanas ricas de Verona. E é justamente desse passado que permanecem as principais atrações da cidade: as Grutas de Catullo.
As ruínas, que não são bem grutas, formam a maior vila romana do norte da Itália. No complexo, de mais de dois hectares, há um importante jardim de mais de 1500 oliveiras, além de uma vista única de toda a parte do sul do Lago de Garda. No sítio arqueológico, arcos, colunas e paredes em pedra são os vestígios dos tempos mais antigos que, apesar das deteriorações, formam um cenário incrível.
Nota de curiosidade: as ruínas ganharam esse nome por conta da vista a partir do lago; antigamente, desse ângulo, o que se viam eram as cavidades cobertas pela vegetação, dando a impressão de serem grutas.
Ali perto fica outra atração bastante famosa de Sirmione, as termas. As águas termais da cidade são conhecidas por seus poderes curativos e recebem turistas do mundo inteiro, principalmente com problemas respiratórios. Podendo chegar a temperaturas de até 70º, as termas são ideais para descanso e relaxamento.
De volta ao centro histórico da cidade, o Castelo Scaligero é outra parada obrigatória no destino. Considerada uma das mais completas e preservadas da Itália, a fortaleza foi construída entre os séculos XIII e XIV pela família Della Scala. Imponente, o castelo conta com uma torre de 37 metros de altura que proporciona uma das melhores vistas da paisagem, incluindo o lago e as colinas.
É do castelo também a “entrada oficial” da cidade. A Rocca Scaligera é uma ponte banhada pelo lago por onde chegam os visitantes, dando todo um clima medieval ao lugar.
Ainda no centrinho, a atmosfera medieval permanece no vilarejo. Em uma caminhada, o turista encontra ruas sinuosas e estreitas, além de casarios e flores que colorem e dão vida a cada pedacinho da cidade. À noite, com tudo iluminado, Sirmione fica ainda mais charmosa!
Vale lembrar que o tráfego de veículos só é permitido em determinadas ruas e horários.
Sirmione conta ainda com algumas praias de água doce, com pedrinhas no lugar de areia e águas cristalinas do Lago de Garda. Destaque para a praia da Igreja.
Estando no destino, não deixe de provar os tradicionais gelatos italianos. A cidade conta com inúmeros sabores e tamanhos dessa maravilha!
Como chegar
As estações de trem mais próximas de Sirmione são Desenzano e Peschiera del Garda. De qualquer uma delas, é fácil pegar um táxi ou ônibus até a cidade.
Por vias aéreas, os aeroportos mais próximos são os de Milão, Verona oe Veneza.
Onde ficar
Onde comer
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ xbrchx