Situado entre o norte e a região de Lisboa, o Centro de Portugal encanta seus visitantes por ser incrivelmente heterogêneo. A região tem passado por um movimento de redescoberta e turistas brasileiros visitam cada vez mais esse destino. A atividade turística no Centro de Portugal teve o seu melhor desempenho em 2017, registrando um crescimento de pernoites de 14,2% em relação a 2016.
As cidades do Centro de Portugal possuem uma infraestrutura turística atrativa e preços mais acessíveis em comparação a outros grandes pontos turísticos europeus. Além disso, por serem muito bem estruturadas e ricas em tradições, o turista encontra nelas muitos museus fascinantes, igrejas históricas, uma culinária saborosa e lugares que foram feitos para povoar um belo feed de Instagram.
Seu litoral atrai surfistas amadores e profissionais, como a surfista brasileira Maya Gabeira, que se aventurou nas ondas gigantes de Nazaré. Além dos spots perfeitos para manobras radicais de surfistas renomados, o Centro de Portugal conta com belas praias, tanto para aqueles que já possuem afinidade com esportes aquáticos quanto para os que querem ter o primeiro contato com essa atividade.
A diversidade que é orgulho da região fica nítida em suas cidades. Coimbra tem uma das universidades mais antigas do mundo, que é também Patrimônio Mundial pela UNESCO. Hoje, 10% dos alunos da Universidade de Coimbra são brasileiros e a instituição aceita o ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, como forma de admissão para seus cursos.
Já Aveiro é conhecida como a “Veneza Portuguesa” devido à belíssima ria que molda o lugar e lhe dá um charme todo especial. A beleza da cidade impactou até Caetano Veloso, que compôs a faixa “Menina da Ria” fazendo um paralelo divertido com sua já consagrada composição “Menino do Rio”.
Também fazem parte do Centro de Portugal as cidades de Fátima, Tomar, Batalha e Alcobaça. Estas últimas três guardam incríveis construções que estão na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. Outras localidades que valem a visita são as chamadas Aldeias Históricas de Portugal, vilarejos com casas de pedra que parecem ter parado no tempo, como Monsanto e Piódão.
Tais fatos mostram porque o Centro de Portugal tornou-se um hot spot. A região é um destino turístico atrativo, com ampla diversidade de recursos naturais, além de rica história repleta de monumentos e personagens. Isso sem mencionar o amplo patrimônio imaterial, como a gastronomia.
Mais informações em: centerofportugal.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação / Centro de Portugal