Em homenagem aos 464 anos da cidade de São Paulo, que faz aniversário no próximo dia 25, selecionamos um roteiro de um dia pelos principais pontos turísticos do centro da cidade. A região entre a Sé e a República compreende uma série de marcos históricos e prédios antigos com uma arquitetura singular.
Como muitos sabem, nem tudo no centro de São Paulo é perfeito – a partir da década de 1970, o local passou por um período de decadência, cujos reflexos ainda permanecem aparentes. Porém, nos últimos anos, ações têm incentivado a população e os turistas a reocupar esse espaço tão simbólico para a cidade. Entre as iniciativas mais recentes estão a revitalização da Praça Ramos de Azevedo e a reabertura do Prédio do Banespa para visitantes.
Centro Novo
Comece o passeio no entorno da Praça da República, onde você pode admirar dois dos mais emblemáticos edifícios de São Paulo: o Copan e o Edifício Itália. O ideal é chegar ali de transporte público e continuar o passeio a pé – você logo vai perceber que os pontos de interesse são bem próximos uns dos outros.
Siga pela Avenida Ipiranga até a Avenida São João – o famoso cruzamento que aparece na canção de Caetano Veloso. Em frente ao Largo do Paiçandu, vale visitar a Galeria do Rock, famosa por concentrar uma infinidade de lojas de discos de vinil, CDs e camisetas de bandas, além de estúdios de tatuagem.
A poucos metros dali fica o belíssimo Theatro Municipal, inaugurado em 1911 e palco da Semana de Arte Moderna de 1922. O local promove visitas guiadas gratuitas de quarta a sábado (vagas limitadas). Ao lado, está a Praça Ramos de Azevedo, com sua fonte e belas estátuas de bronze e mármore. Depois, atravesse o Viaduto do Chá, que proporciona ótimas vistas para o Vale do Anhangabaú.
Centro Velho
A parte mais antiga do centro histórico de São Paulo é perfeita para passear a pé, já que é repleta de calçadões. Saindo da Praça do Patriarca, siga pela Rua da Quitanda até o Centro Cultural Banco do Brasil, um dos prédios mais bonitos do centro. Se não quiser conferir alguma das exposições em cartaz, vale pelo menos entrar para admirar o espaço por dentro.
Continue sentido norte até a Rua São Bento. Logo, à esquerda, você vai avistar o Edifício Martinelli, que data de 1929. Mais à direita, está o Edifício Altino Arantes, antigo Prédio do Banespa, que agora, sob o nome de Farol Santander, abriga exposições, um café e mirante. Volte para a Rua São Bento e siga até o largo de mesmo nome, onde está localizado o Mosteiro de São Bento.
Quem quiser fazer umas comprinhas pode descer a Ladeira Porto Geral e passear pela região da Rua 25 de Março. De volta ao roteiro histórico, siga a Rua Boa Vista até o Pateo do Collegio, local da fundação de São Paulo em 1554. Ali estão o Museu e a Capela Padre Anchieta.
Quase ao lado, encontre o Solar da Marquesa de Santos, casarão do século XVIII que hoje abriga o Museu da Cidade. Mais alguns passos vão te levar até a Praça da Sé, famosa por reunir o Marco Zero da cidade e a Catedral da Sé.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / cifotart