logo

Telefone: (11) 3024-9500

Serra Gaúcha tem roteiros especiais na época da vindima | Qual Viagem Logo

Serra Gaúcha tem roteiros especiais na época da vindima

10 de janeiro de 2018

Após um ano de muitos cuidados, trabalho árduo e tratos especiais nos vinhedos, a Serra Gaúcha está pronta para receber turistas de todo o Brasil a fim de viver a experiência da vindima. Entre os meses de janeiro e março, produtores rurais, enólogos e suas equipes celebram os parreirais carregados de uva com a colheita do fruto que dá origem ao principal produto turístico da região: o vinho.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Visita ao parreiral, colheita, a tradicional pisa das uvas, curso de degustação, almoço harmonizado, lanche típico e visita a caves são algumas das atrações que fazem parte da programação turística desse período. Além de valorizar o trabalho realizado pelos vitivinicultores ao longo do ano, a vindima é uma possibilidade da comunidade e dos turistas reviverem costumes e memórias dos colonizadores italianos da região.

Existem opções de passeios e programação de vindima para todos os públicos. O Grupo Giordani Turismo organiza vários roteiros especiais nessa época, como o “Fascínios da Vindima”, que possibilita um dia inteiro de programação e visita a três vinícolas da região – Cainelli, Salton e Cristofoli. Cada vinícola tem uma programação diferente: visita a museu familiar, colheita das uvas, merendim (lanche típico dos imigrantes italianos com queijo, copa, salame, pães artesanais, biscoitos, vinho, suco de uva e água), deslocamento a bordo do tuque-tuque (caminhão que transporta a uva), pisa das uvas, visita a caves, curso de harmonização de vinho com chocolates e queijos e almoço da família italiana harmonizado com vinhos e espumantes.

Foto por Divulgação

Foto por Divulgação

Durante o passeio, o turista conhece também o Vale do Rio das Antas, região que abriga as vinícolas Salton e Cainelli em uma paisagem exuberante. Pousadas, cantinas, restaurantes, vinícolas e alambique localizados no vale contam diferentes aspectos da imigração italiana proporcionando uma experiência de aproximação com a história local e a natureza.

Já quem não tem muito tempo disponível pode optar pelo roteiro “Vindima no Vale”, que dura meio turno e reúne visita à Vinícola Miolo, pisa das uvas e merendim.

As duas opções de passeio disponibilizam ao turista transporte e guia de turismo inclusos e as datas de início e fim podem variar de acordo com a safra da uva. Datas e valores do “Vindima no Vale” e “Fascínios da Vindima” estão disponíveis no site giordaniturismo.com.br ou pelo telefone (54) 3455-2788.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: Divulgação

Comentários