A principal porta de entrada das Filipinas não é tão conhecida como o restante das capitais da Ásia, Europa e até mesmo das Américas. Escondidinha em seu canto, poucas pessoas sabem as surpresas e encantos culturais que Manila pode oferecer. A metrópole de 12 milhões de habitantes está situada no Sudeste Asiático e pode ser muito caótica (em diversos aspectos, desde o trânsito até a burocracia), porém é cheia de contrastes, experiências, modernidade e ótima estrutura hoteleira. Confira abaixo quatro passeios para os mais diferentes estilos de viajante:
Intramuros – um pedaço da Espanha nas Filipinas
O coração da história da capital começa por Intramuros. Por lá encontram-se as heranças da colonização espanhola, como a Catedral de Manila, o Forte Santiago e a Igreja de Santo Agostinho – todas possuem uma característica especial e símbolo desta época, que estão presentes nos nomes das pessoas, nomes de ruas, religião e até mesmo na língua. Além da visita nesses três lugares, vale uma passada na Casa Manila, onde seus cômodos e móveis típicos filipinos e seu bonito pátio florido leva ao tradicional restaurante Barbara’s, com comida típica e apresentações de música ao vivo.
Museu Nacional das Filipinas – arte e história
Criado em 1901, o museu de história natural e etnografia das Filipinas abriga a mais importante coleção artística, antropológica e arqueológica, do período pré-histórico aos tempos modernos, do país. Localizado próximo a Intramuros, seu edifício principal foi concebido em 1918 por um arquiteto americano e hoje abriga muitas obras.
Chinatown – caótica e movimentada
Manila tem a Chinatown mais antiga do mundo, também chamada de Binondo, que fica às margens do Rio Pasig, perto de Intramuros. A visita nesse pedacinho da cidade pode ser um tanto perturbadora e irritante, pois é bem movimenta e um pouco suja. Mas, também é muito interessante e vale viver essa experiência – pelo menos para os mais pacientes e curiosos. Seu movimento maluco, mercado de frutas exóticas e vegetais a céu aberto não são as únicas atrações de lá. Pode-se conhecer a igreja mais antiga da capital, Quiapo Chruch, e também um dos templos budistas, Seng Guan Temple e Kuang Kong Temple.
Greenbelt – shoppings, grifes e restaurantes
Greenbelt é um gigantesco complexo com cinco shoppings, também conhecido como Ayala Center. Os viajantes que não deixam as compras e o conforto de lado irão amar essa parte da cidade. Badalados, lojas de grifes internacionais e restaurantes de alta gastronomia fazem dos shoppings a céu aberto uma passagem interessante. O local é agradável e tem uma ótima estrutura.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / JoyfulThailand