Tasmânia é mais que uma ilha, mas também um estado ao sul da Austrália continental, que tem em média 260 km de leste a oeste e de norte a sul. Nesta pequena área a natureza prospera, sendo coberta por parques e reservas, onde se conservam florestas densas, rios caudalosos e praias paradisíacas. E não é só isso. O destino abriga animais que não existem em nenhuma outra parte do planeta e mais de 20% de seu território é declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Um dos destaques da Tasmânia fica por conta do Parque Nacional Freycinet e sua fauna e flora exuberante.
Hobart, a capital da Tasmânia
Em Hobart, descubra a culinária, a vinicultura e as galerias ecléticas, além dos bares e restaurantes do Mona (Museum of Old and New Art – Museu de Arte Antiga e Nova). Outros excelentes centros culturais de Hobart são a Tasmanian Museum and Art Gallery (Museu da Tasmânia e Galeria de Arte) e o Salamanca Art Center, dedicados aos trabalhos de artistas e artesãos locais. Além disso, os mercados no Porto dos Condenados, o arenito de Salamanca Place e Battery Point, o mais antigo bairro, são opções que não podem faltar no seu roteiro.
Em Salamanca Place, você pode provar um café expresso no Tricycle Café, encontrar livros raros na antiga Astrolabe Books ou joias artesanais na Rebecca Roth Gallery e peças da moda na Forest Dragon and Double Daffodil. Não deixe de visitar o Salamanca Market, que abre aos sábados e conta com 300 barracas que vendem produtos diversos, de artesanatos a utensílios domésticos.
Uísque: a bebida da ilha
Sabe qual é uma das bebidas típicas por lá? O uísque. A Tasmânia é o lugar de origem do premiado uísque Sullivan Cove e das melhores destilarias da região, Nat Whisky e Lark Cellar Door. Além dessa bebida, encontre uma variedade de vinhos no Sidecar, bebidas de uva no Amor – premiado como bar do ano – ou ótimas opções no Isobar.
Fauna exótica
As belezas únicas da flora não são as únicas protagonistas da ilha. O lugar também é a casa de um “bichinho” que só existe no estado: o demônio-da-tasmânia. O animal é uma pequena criatura com feições de urso que se reconhece pela pelagem branca em forma de colar sob o pescoço.
Parque Nacional Freycinet
No leste da Tasmânia, a natureza fez um pedaço estreito de terra avançar sobre o mar e moldou ali uma paisagem deslumbrante: a Península Freycinet, ocupada por matas verdes, baías de areia muito clara e lagoas repletas de aves. O mar azul-turquesa recebe a visita frequente de baleias e golfinhos, e o sol nasce e se põe entre montanhas de granito rosa, o que torna o cenário ainda mais inspirador.
Surpresas em todo o estado
O segredo mais bem guardado da ilha fica na costa nordeste, onde está localizado a Baía dos Fogos – uma faixa de 225 km de praia protegida pela mata e praticamente desconhecida dos turistas. A baía é considerada o lugar perfeito para relaxar ou mergulhar.
Já na capital, obtenha a melhor vista subindo ao Mount Wellington. O trajeto para chegar ao pé da montanha leva apenas 10 minutos de carro. Ao chegar à base você pode escolher entre uma caminhada curta, uma caminhada longa, um passeio de bicicleta pela montanha ou até mesmo uma escalada até o cume rochoso de 1.300 metros de altura para apreciar a vista incrível da cidade.
E outra forma de curtir tudo isso é aproveitando o mar em um caiaque ou cruzeiro. Explore o litoral e mais de 300 ilhas em passeios de caiaque que podem durar até um dia inteiro. Se não quiser remar, contrate um cruzeiro personalizado com a Pennicott Wilderness Journeys para visitar grutas marinhas, encantar-se com as espetaculares formações rochosas e observar a vida selvagem, avistando focas, golfinhos e até mesmo baleias.
Onde se hospedar
Saffire Freycinet: As paredes são de vidro, o que permite uma conexão direta com a natureza da Península Freycinet. Dos quartos, dá pra ver a floresta, as montanhas e o mar. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de arco e flecha, canoagem, passeios para conhecer o bichinho local e degustação de ostras colhidas na hora, com a água do mar ainda pingando. O hotel integra a cadeia Luxury Lodges of Australia.
Henry Jones Art Hotel: este é o primeiro hotel da Austrália dedicado à arte. Mais de 400 obras de artistas da Tasmânia estão expostas nos quartos e corredores. O edifício, na bela marina de Hobart, foi construído no século XIX e durante décadas abrigou uma fábrica de geleia. Reformado, ganhou decoração contemporânea, mas não perdeu o charme do passado – as paredes feitas de blocos de arenito são da construção original.
Texto por: Caroline de Oliveira, com informações do The Traveller Guide e australia.com
Foto destaque por iStock / noexcuseG