Conhecida como a capital mais ecológica do Brasil, Curitiba é repleta de ruas bem arborizadas e dezenas de praças, parques e áreas verdes. Por lá, também se destacam o clima mais frio e o transporte público eficiente. Mas não é só isso: com atrações que surpreendem pela boa estrutura, limpeza e organização, como o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer (apelidado carinhosamente de “Museu do Olho”), Curitiba tem recebido cada vez mais turistas com o perfil de lazer.
Nos últimos anos, a capital paranaense também sofreu um boom gastronômico. Hoje, a culinária em Curitiba vai muito além do barreado (cozido de carne, prato típico do estado) e de receitas com pinhão. A oferta de restaurantes é variada, com opções para todos os gostos e bolsos, dos tradicionais aos mais “moderninhos”.
Bairro nobre da cidade, no Batel, por exemplo, é possível prestigiar da alta gastronomia internacional aos barzinhos em torno da Praça da Espanha, sendo assim uma região referência em lazer, gastronomia e vida noturna. No Bacacheri, o polo gastronômico Ca’Dore Comida Descomplicada segue a onda do gourmet acessível e descolado. O local é uma espécie de praça de alimentação ao ar livre, onde restaurantes e bares estão instalados em contêineres.
Outra vertente da gastronomia curitibana são os restaurantes mais tradicionais, com influência dos imigrantes. O bairro de Santa Felicidade foi formado em 1878 a partir de uma colônia de imigrantes italianos. Não à toa, o local possui uma alta concentração de ótimos restaurantes. Ao longo da Avenida Manoel Ribas, é possível encontrar uma infinidade de restaurantes italianos, incluindo o Madalosso, um dos mais tradicionais da cidade. O restaurante é considerado o segundo maior do mundo, com 4.645 lugares, mais de 7.600 m² e cerca de 55.000 clientes por mês.
Inaugurado há quatro anos, um estabelecimento consegue aliar gastronomia e atrativos turísticos. Restaurante panorâmico, o Terrazza 40 tem o privilégio de estar no ponto mais alto da cidade. Com vistas espetaculares, o local é uma espécie de Terraço Itália curitibano. Mas com uma diferença essencial para aumentar ainda mais sua popularidade: todo o cardápio foi pensado para ser mais acessível e agradar a todos os públicos – ao lado de um “soffioti al gamberi” (massa recheada com camarões) você encontrará um filé à parmegiana.
Além disso, o menu é dividido em duas partes: culinária italiana (com destaque para as massas) e culinária uruguaia (destaque para as carnes). Com clima intimista e aconchegante, o Terrazza 40 fica aberto todos os dias para almoço e jantar. Vale destacar que a vista é tão bonita de dia quanto de noite e que o restaurante é perfeito para comemorar datas especiais. Neste ano, o sócio proprietário Marcelo Stebner Campos expandiu o empreendimento e abriu outras duas atrações no andar superior: o 38 Floor Lounge Bar e a Confeitaria Curitibana.
Mais informações em: terrazza40.com
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou com apoio da Pontuale Comunicação e Marketing.
Foto destaque por: Patrícia Chemin