A gastronomia é um dos principais atrativos do Arquipélago da Madeira, graças aos pratos que levam frutos do mar. Outra característica singular são os complementos frescos e variados provenientes da natureza vulcânica das ilhas, que dão um sabor especial aos alimentos. Peixes, carnes, frutas tropicais, vegetais e outras iguarias prometem verdadeiras experiências gastronômicas que os visitantes não podem deixar de provar durante a estadia no destino português.
Filete de espada
Disponível em poucos lugares no mundo, o peixe-espada é um dos pratos madeirenses mais conhecidos. Pode ser servido com banana ou molho de maracujá e seu tempero – com alho, suco de limão, sal e pimenta –, que contrasta com as batatas cozidas inseridas como acompanhamento. As ovas deste nobre animal também podem ser consumidas cozidas ou fritas, servidas com molho vinagrete.
Espetada
Tradicional churrasco madeirense, a Espetada é um dos pratos mais consumidos em dias de festa na região da Madeira. Temperados com alho, sal grosso e louro. Os cubos de carne bovina são espetados em galhos de loureiro e cozidos em brasa, garantindo um ponto macio e suculento.
Bolo de mel
Entre as sobremesas mais cobiçadas, o bolo de mel faz sucesso entre os turistas. Tradicional doce da região, contém mel de cana, cidra e nozes em sua receita. Seu consumo mais frequente é durante as festas natalinas, uma vez que ele é preparado especialmente em 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição.
Pudim de maracujá
Uma verdadeira combinação de aromas que aguçam os sentidos, é preparado geralmente com o maracujá roxo. A polpa da fruta é combinada com gelatina, leite condensado e natas, que dão origem a um doce familiar para os brasileiros, mas com o toque madeirense das frutas de solo vulcânico.
Lapas à moda da Madeira
As lapas são moluscos que se prendem aos rochedos na costa marítima, e se tornaram um dos pratos mais apreciados na Madeira. Utilizadas como entrada ou petiscos, são grelhadas em sua própria concha, temperadas com muito alho e servidas ainda quentes, salpicadas com manteiga e um toque de limão.
Bolo do Caco
Apesar desse nome, trata-se de um pão típico da região de formato redondo e achatado, cozido sobre uma pedra, chamada caco. O resultado é uma massa crocante por fora (quando torrado) e macia por dentro, geralmente consumido ainda quente, com manteiga de alho e salsa.
Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por Turismo da Madeira