A Costa Amalfitana é um dos destinos mais deslumbrantes da Itália. Nessa pequena península perto de Nápoles, uma das pontas do trajeto litorâneo é a pequena Sorrento, uma cidade com cerca de 15 mil habitantes. Mesmo assim, é o segundo maior centro urbano desse destino, que é pontuado por vilarejos.
Além disso, Sorrento tem uma localização estratégica, sendo assim usada como base pelos turistas que querem explorar a Costa Amalfitana e visitar cidades como Amalfi e Positano. Da costa, é possível avistar o Monte Vesúvio e Nápoles. Já Pompeia fica a apenas 30 km de distância. A Ilha de Capri também está bem próxima, acessível em um curto trajeto de barco.
Apesar do fato de ser uma cidade litorânea, Sorrento não tem praias (com exceção de um pequeno trecho, porém sem areia). No lugar delas estão dramáticos precipícios rochosos, com vistas deslumbrantes para o Golfo de Nápoles. Durante o dia, aproveite a sombra dos limoeiros e deixe-se perder pelas ruas.
Com uma atmosfera que só o litoral da Itália pode proporcionar, não há grandes pontos turísticos para conhecer em Sorrento. Sem a necessidade de seguir um roteiro, uma visita à cidade renderá dias tranquilos e divertidos. Aproveite a gastronomia local, principalmente duas grandes tradições: o Gnocchi (servido com tomate, mussarela e manjericão) e o limoncello.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / yanta