Você já se perguntou qual é a maior caverna do mundo? Son Doong fica no centro do Vietnã, a 500 km de Hanói, no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang. Seus números são realmente impressionantes: é uma formação de três milhões de anos e mais de cinco quilômetros de extensão. É formada por um conjunto de 150 galerias.
Apenas expedições feitas nos últimos dez anos conseguiram revelar as verdadeiras dimensões de Son Doong – e ainda há muito a ser descoberto por lá. Há alguns anos, o local nem sequer era conhecido, já que sua entrada é encoberta por uma floresta. Dentro da caverna, há uma floresta inteira e um rio de mais de dois quilômetros de comprimento.
As galerias não são apenas altas – chegando em alguns pontos a 200 metros de altura -, mas também largas. Segundo estimativas, caberiam lá dentro dezenas de arranha-céus ou um bairro inteiro de uma grande metrópole. Há ainda estalagmites de mais de 70 metros de altura, fósseis de milhões de anos, penhascos e muito mais. O visual parece um cenário de um filme de ficção científica, como se fosse um caminho até o centro do planeta Terra ou uma viagem à pré-história.
Son Doong só foi aberta ao público em 2013 e visitar esse lugar não é uma tarefa muito fácil. Apenas uma agência de turismo organiza tours até lá, com uma duração total de cinco dias e um grupo bem reduzido. Durante esse período, os aventureiros enfrentam dois dias de trilhas na selva, rios caudalosos, rapel, escaladas e acampamentos dentro e fora da caverna.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Geng Xu