Pense naquela imagem bem típica de livros de contos de fadas: um castelo medieval de pedra, com torres, muralhas e ameias. É exatamente esse tipo de construção que é encontrada em vários cantos da Bretanha, região no extremo noroeste da França. Usados como fortalezas defensivas ao longo da Idade Média e de alguns séculos seguintes, hoje são atrações que encantam turistas do mundo todo. Conheça alguns desses castelos:
Castelo de Josselin
Localizado no centro da pequena Josselin, a meio caminho entre Rennes e o mar, tem uma bela vista para o canal que corta a cidade. Dentro das muralhas há belos jardins gramados e floridos, onde acontece um Festival Medieval em julho. A parte interna também é deslumbrante.
Castelo de Fougères
Em Fougères, perto de Rennes, a principal atração é o castelo, um dos mais bonitos e bem preservados da Bretanha. Cercado por um fosso, possui grandes muralhas e 13 torres, sendo uma das maiores fortalezas medievais do continente. Depois de uma visita ao castelo, vale passear pelo charmoso centro de Fougères.
Castelo de Vitré
Um pouco ao sul de Fougères, o Castelo de Vitré, localizado na cidade de mesmo nome, tem imponentes torres e muralhas de pedra e ardósia. Com um amplo pátio interno e arcadas, hoje funciona como o museu da cidade.
Fort La Latte
Esse castelo fortificado fica em uma localização bem dramática: sobre uma rocha a 60 metros de altura em uma estreita península cercada pelo Canal da Mancha, e mais afastado do centro da cidade à qual pertence – Plévenon. Foi construído no século XIV e possui torres, muralhas e até uma ponte levadiça.
Texto por: Patrícia Chemin, com informações ATOUT FRANCE
Foto destaque por: iStock / bluejayphoto