Somente um viajante interessado de verdade sabe explorar de forma única cada pedacinho do lugar que visita. Pensando nisso, a Ford preparou algumas dicas para quem gosta de se aventurar em roteiros de carro e sonha em visitar a Índia para descobrir paisagens paradisíacas. A lista inclui regiões contempladas por belíssimos lagos, que, por serem tão bem protegidos pela natureza, são conhecidos por poucas pessoas.
1. Lago Loktak, Manipur
O maior lago de água doce no nordeste da Índia, o Loktak, é uma fuga pitoresca da vida barulhenta nos centros urbanos. Cristalino, é conhecido por abrigar as “Phumdis”, ilhas flutuantes famosas por mudarem suas formas ao longo do ano. Situado a 45 km de Imphal, é ligado à cidade pela estrada nacional 53 (NH-53). A beleza do Loktak permanece intocada até hoje.
2. O Lago Secreto/Durgam Cheruvu, Telang
Diz a lenda que, por mais de duas décadas, o lago estava escondido e não existiam rotas para visitá-lo. Atualmente, ele é um presente para os amantes da natureza que desejam quebrar a rotina regular de suas vidas e praticar atividades como escalar rochas, fazer piqueniques e caminhar em trilhas. Ele fica a duas horas de distância da cidade de Hyderabad.
3. Lago Palghar, Saphale
Florescendo entre as montanhas verdes, nuvens cinzas, pequenos riachos e a brisa gelada, o Lago Palghar é uma fuga perfeita para os habitantes de Mumbai nos finais de semana. Uma comunidade local é responsável por preservar e autorizar, inclusive, qualquer prática feita na área. Para chegar lá, é necessário pegar a estrada nacional 8 (NH-8) e seguir por cerca de duas horas.
4. Lago Lonar Crater, distrito Buldhana, em Maharashtra
Esse lago despertou até a curiosidade dos cientistas da NASA por ser tanto alcalino como salgado. Ele também é conhecido por ser o único formado por cratera de impacto de alta velocidade do mundo. Para visitá-lo é necessário passar por uma trilha em uma floresta densa, que é considerada um santuário para entusiastas da vida selvagem e amantes dos pássaros, por ser possível ver diversas espécies e experimentar a selva sem filtro. Também existe um templo parcialmente submerso de Shankar Ganesha e muitos outros templos em volta do lago. A região pode ser visitada durante todo o ano, exceto na temporada de monções.
5. Lago Khecheoparli, Sikkim
Envolto por cavernas e um monastério, esse lago está situado a uma altura de seis mil pés e é conhecido por abençoar todos os que o visitam realizando seus desejos. Acredita-se também que as folhas que caem na água são capturadas rapidamente por pássaros por alguma razão espiritual. O local idílico e mágico ajudará a rejuvenescer a mente, o corpo e a alma. Localizado perto da vila de Khecheopalri, fica a 147 quilômetros ao leste da popular cidade de Gangtok.
6. Lago Nako, Kinnaur
Situado em meio à singularidade da vila de Nako, esse lago de grande altitude serve como um local de descanso para viajantes que vão a Spiti. Sentar próximo e admirar a beleza dos majestosos Himalaias ajuda a acalmar o corpo e a alma. Localizado no distrito de Kinnaur, em Himachal Pradesh, o lago fica a 103 quilômetros de distância da cidade de Reckong Peo.
7. Lago Nigeen, Srinagar
Cercado por salgueiros e álamo, Nigeen (também conhecido como Nagin) possui água rica em nutrientes e é considerado como um dos mais lindos de Srinagar. Conhecido popularmente como “Joia do Anel”, o Nigeen é comparativamente menos cheio do que outros lagos da cidade, além de ser um paraíso para aqueles que apreciam a paz e a tranquilidade. Águas calmas, casas flutuantes e uma brisa refrescante são as principais características do local.
Texto por: Agência com edição Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ orpheus26