Com temperaturas perfeitas para um bom mergulho e até mesmo propriedades medicinais, as águas termais são apreciadas no mundo inteiro há séculos. Confira abaixo uma seleção de dez destinos diferentes com fontes de águas quentes em todos os cantos do planeta:
Caldas Novas – Brasil
Caldas Novas não poderia ficar fora dessa lista, já que é considerada a maior estância hidrotermal do mundo. Em pleno cerrado brasileiro, está esse oásis de águas quentes, que abriga uma série de parques aquáticos e resorts.
Budapeste – Hungria
A capital da Hungria tem uma das maiores concentrações de fontes termais da Europa. São mais de 120 delas, que alimentam Spas e piscinas ao ar livre. Mergulhar em um dos banhos termais famosos de Budapeste, como o Széchenyi e o Gellért, é uma atividade turística imperdível na cidade.
Karlovy Vary – República Tcheca
A 130 km de Praga, a elegante Karlovy Vary é um famoso balneário de águas quentes. Prédios neoclássicos do século XIX abrigam hotéis e Spas de luxo, que oferecem banhos e tratamentos com as águas termais e de propriedades curativas.
Pamukkale – Turquia
No sudoeste da Turquia, Pamukkale tem um visual tão incrível que é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O “Castelo de Algodão” (em tradução para o português) é constituído por piscinas naturais águas termais que descem em cascata pelas rochas calcárias brancas. Um verdadeiro espetáculo natural.
Beppu – Japão
Nessa cidade no sul do Japão, o principal atrativo são os chamados “Infernos de Beppu”, um conjunto de oito fontes de águas quentes. Cada uma delas aparece em lagos sempre envoltos em muito vapor.
Blue Lagoon – Islândia
País de intensa atividade geotérmica, a Islândia tem como uma de suas atrações mais populares a Blue Lagoon, um verdadeiro Spa a céu aberto. Apesar da tal “lagoa” ser na verdade uma enorme piscina artificial, ela é abastecida por águas aquecidas naturalmente e que possuem alta concentração de sílica (ótima para tratar problemas de pele).
Rotorua – Nova Zelândia
Além de ser o centro da fascinante cultura Maori, Rotorua é conhecida pelas fontes termais (incluindo a maior do mundo, a Frying Pan Lake), piscinas de lama, gêiseres e até vulcões. Há uma série de parques que abrigam esses tesouros da natureza, como o Hell’s Gate, onde você pode até mesmo se banhar em uma lama geotérmica.
Ilha de Ischia – Itália
Nessa pequena ilha de origem vulcânica perto de Nápoles e de Capri, há cerca de 100 fontes termais. Você pode aproveitar as águas quentes – e seus poderes medicinais e rejuvenescedores – nos hotéis, Spas, parques termais e até mesmo em algumas praias.
Grutas de Tolantongo – México
Não muito longe da Cidade do México, Tolantongo formado por grutas, um rio, rochas calcárias e piscinas naturais abastecidas por águas quentes. Com temperaturas bem agradáveis e um surpreendente tom turquesa, é possível se banhar nas águas de Tolantongo o ano inteiro.
Parque Nacional Villarrica – Chile
Em plenos Andes chilenos, o Parque Nacional Villarrica fica nos limites da cidade de Pucón e abriga vulcões ativos. Outros atrativos do parque são os banhos termais, como as Termas Geométricas, as Termas el Rincón e as Termas Vergara.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / RobertHoetink