Um grande centro urbano em pleno coração da Amazônia, Manaus tem muito a oferecer aos turistas. Mesmo que as excursões pelos rios e pela floresta sejam as atividades mais populares entre os visitantes que chegam à cidade, não deixe de separar pelo menos um dia de seu roteiro para conhecer Manaus, rica em história e cultura.
Comece seu passeio pela agitada região do porto de Manaus, onde barcos pesqueiros e de linha (muito usados na região como “ônibus fluviais” para viagens longas) se aglomeram às margens do Rio Negro. Ali está a Feira Manaus Moderna, onde são vendidos produtos como verduras, carnes, temperos e, o grande destaque, peixes locais. Surpreenda-se com peixes que dificilmente você encontrará fora da região Norte, como o pirarucu, o tucunaré, o tambaqui (com o desenho do “encontro das águas” nas escamas) e a piranha.
Nas proximidades também está o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, que encanta pela arquitetura em Art Nouveau e o trabalho em ferro inspirados no mercado central de Paris. Construído no final do século XIX, é um dos símbolos em Manaus do ciclo da borracha. Hoje, o local reúne uma série de pequenas lojas que vendem artesanato indígena e produtos naturais feitos com plantas da Amazônia, de sabonetes a extratos medicinais. É ponto obrigatório para saber mais sobre a cultura e os costumes locais.
Ainda no centro de Manaus, embarque em uma viagem de volta à época áurea da borracha, quando as riquezas abundantes proporcionaram construções luxuosas em moldes europeus em plena selva amazônica. O grande destaque é o Teatro Amazonas, que data de 1896. De estilo renascentista, sua opulência é ainda mais nítida na parte interna, semelhante à Ópera de Paris, com detalhes dourados, obras de arte, escadas em mármore e peças vindas diretamente da França. Faça uma visita guiada e, se a data coincidir, à noite, assista a um espetáculo da Orquestra Filarmônica do Amazonas.
Em frente ao Teatro, passeie pelo Largo de São Sebastião, onde você encontrará o Monumento de Abertura dos Portos, a Igreja de São Sebastião e várias outras construções menores do final do século XIX. Confira também o belo Palácio da Justiça. Vale destacar que toda essa área em torno do Teatro Amazonas, região que é um verdadeiro patrimônio cultural e histórico em Manaus, se encontra muito bem limpa e preservada.
Se tiver tempo, outro destaque arquitetônico na cidade que vale a visita é o Palácio Rio Negro, antiga sede do governo do Amazonas. Além de oferecer visitas guiadas, o local recebe exposições temporárias.
Para o almoço, a dica é o restaurante Banzeiro. Um dos mais premiados da região Norte, é especializado em cozinha amazônica. No cardápio, ingredientes locais como o tambaqui, a banana pacovã, o tucupi e a castanha ganham versões de alta gastronomia, mas sem perder a autenticidade. Entre os principais pratos estão a costela de tambaqui, o filé de tambaqui com crosta de castanha, a moqueca de pirarucu e o filé de pirarucu coberto com banana e queijo coalho. De entrada, vale experimentar a formiga saúva com espuma de mandioquinha. Guarde espaço para a mousse de cupuaçu com chocolate de sobremesa.
Já nos limites urbanos de Manaus, o Museu da Amazônia (Musa) engloba 100 hectares de uma reserva florestal. Referência em pesquisas sobre a fauna e a flora nativas da região, o Musa abriga um jardim botânico, viveiro de orquídeas e bromélias, lago de vitórias-régias, aquários e laboratórios, além de promover exposições e trilhas na floresta. Não deixe de subir ao topo da torre de observação – a 42 metros de altura, você terá uma visão inesquecível acima das copas das árvores.
Depois de um dia de muito sol e calor (clima normal em qualquer época do ano em Manaus), passe o fim de tarde na Praia da Ponta Negra, onde você pode se refrescar nas águas mornas do Rio Negro e ainda admirar o belíssimo pôr-do-sol em tons de rosa, vermelho e laranja. A praia fluvial tem uma boa faixa de areia e um calçadão reformado com barracas de comida.
Passeios pela floresta com o IBEROSTAR Grand Amazon
Depois de um dia em Manaus, não deixe de fazer os imperdíveis passeios pela Floresta Amazônica. Para isso, a dica é embarcar no IBEROSTAR Grand Amazon, único cruzeiro fluvial da região. Com toda a comodidade de um hotel all-inclusive de categoria superior, o navio percorre as águas dos rios Negro (roteiro de quatro noites) e Solimões (roteiro de três noites) e oferece as melhores experiências que o turista pode ter na Amazônia.
Entre os passeios (dependem do roteiro escolhido, sendo que já estão inclusos no preço da diária), estão trilhas na floresta, passeios de barco pelos igapós e igarapés, observação de jacarés à noite, pesca de piranhas, passeio ao arquipélago de Anavilhanas, interação com os botos cor-de-rosa, visita a uma comunidade indígena e contemplação do “encontro das águas”.
Mais informações em: thegrandcollection.com/pt/hoteis/manaus/iberostar-grand-amazon
Texto por: Patrícia Chemin. A jornalista viajou a convite da IBEROSTAR Hotels & Resorts.
Foto destaque por: iStock / filipefrazao