Localizado na região central do Quênia, a cerca de 160 quilômetros de Naiorobi, o Parque Nacional Lago Nakuru guarda uma verdadeira maravilha da natureza.
O lago, famoso por sua antiguidade geológica e sua alcalinidade, é refúgio de aves migratórias – flamingos, em especial – e graças a eles tornou-se palco do maior espetáculo ornitológico do planeta!
Entre os meses de março e setembro, o lugar se colore de rosa ao receber por volta de um milhão de flamingos das espécies Pequeno e Grande. Os bichos procuram o lago em busca de alimentos, principalmente por conta da sua abundância de algas.
Além disso, o parque abriga ainda alguns outros animais como javalis, babuínos, pelicanos brancos, hipopótamos, girafas, zebras, entre outros. São 187 quilômetros quadrados de reserva que transformam o parque em um dos grandes destaques do Quênia.
O parque conta com uma geografia que cobre também partes da costa, zonas úmidas, prados, florestas, penhascos rochosos e até cachoeiras que definem seu limite sul. Por lá, é possível fazer piqueniques em mirantes, almoços em clareiras sombreadas nos bosques de acácias que margeiam o lago, e acessar as piscinas no entorno da Cachoeira de Makalia.
Texto por: Eliria Buso
Foto destaque por Istock/ ANDREYGUDKOV