No ano de 1954, a bela e cinematográfica cidade de Miami, na Flórida, Estados Unidos, ganhou um hotel que, desde aquela época, é destaque absoluto por sua grandiosidade inquestionável: o Fontainebleau Miami Beach. Além de uma majestosa proposta estética – o edifício em forma de arco de frente para o mar foi adicionado à lista de Melhores Arquiteturas Americanas do Instituto Americano de Arquitetos em 2007 e também ao Registro Nacional de Lugares Históricos dos EUA –, a preocupação com o luxo e o bem-estar de seus hóspedes e a gastronomia cinco estrelas são algumas das principais características do Fontainebleau Miami Beach.
Desde sempre, tudo o que cerca o empreendimento envolve grandes números e proporções. No momento da compra da mansão para a instalação de um inovador hotel, em 1952, o investimento inicial girava em torno dos US$ 2 milhões. Quando ficou pronto, dois anos depois, já ganhou o título de maior e mais luxuoso hotel de Miami.
Tamanha imponência chamou a atenção de muitos, ao ponto de que guardas armados precisaram garantir a contenção de curiosos e a segurança de seus hóspedes, levando em conta que alguns dos artistas mais famosos da época passaram pelo Fontainebleau. Entre eles estiveram Elvis Presley, Marylin Monroe, Frank Sinatra, Lucille Ball e Judy Garland.
Até hoje, o hotel recebe hóspedes de renome mundial, como o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, e continua sendo palco dos artistas contemporâneos mais famosos, como Justin Bieber, que coroou a última festa de Réveillon do Fontainebleau, Katy Perry e Lady Gaga.
Além disso, o majestoso hotel foi também escolhido como cenário de alguns filmes sucesso de bilheteria, dentre os quais se destacam “Goldfinger” (1964), da série 007; “Scarface” (1983); “O Guarda-Costas” (1992) e “O Mensageiro Trapalhão” (1960). A tradição como set de filmagens acompanha a história do Fontainebleau até hoje – a comédia “Chef” (2014), estrelada por Sofia Vergara, Robert Downey Jr., Scarlett Johansson e Dustin Hoffman, é um exemplo da nova safra cinematográfica que continua escolhendo o hotel como cenário.
Após anos de holofotes e sucesso, em 2005 o Fontainebleau fechou as portas para reformas e renovações que custaram nada menos do que US$ 1 bilhão. Sua reabertura, cerca de dois anos depois, também foi majestosa e contou com desfile da marca Victoria’s Secret e shows de Mariah Carrey, Usher e Robin Thicke.
Na gastronomia
As curiosidades que rondam o Fontainebleau Miami Beach também estão ligadas a suas impecáveis experiências gastronômicas, responsáveis por atrair foodies que visitam a cidade. Além de contar com uma estrutura completa de restaurantes e bares, o hotel ainda tem boas histórias para contar sobre o assunto.
Para garantir a qualidade dos frutos do mar servidos no hotel – um dos carros-chefes dos restaurantes do Fontainebleau –, houve um novo investimento, de cerca de US$ 100 mil, em um projeto ousado de grandes proporções, o Water World. Trata-se de um sistema completo de tanques de água salgada para a conserva dos pescados trazidos diariamente para o hotel por uma equipe especializada que zarpa no BleauFish (um barco comercial de 44 pés) em busca do máximo frescor dos produtos. O Water World é uma operação inédita em hotéis de grande escala e tem como objetivo principal acompanhar de perto e com muita rigidez a conservação dos produtos e, desta forma, manter e garantir sempre o altíssimo padrão de qualidade de todos os pescados servidos no hotel.
O Fontainebleau Miami Beach oferece para seus visitantes o mergulho real num mundo que nem o famoso personagem Willy Wonka poderia imaginar. Oculta debaixo do café do lobby uma fábrica própria de chocolate responsável por tudo o que leva o produto oferecido dentro do hotel, onde talentosos padeiros, confeiteiros e chocolatiers preparam uma infinidade de doces, sorvetes, chocolates quentes, tortas e chocolates de altíssima qualidade.
Mais informações em: fontainebleau.com
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação