Saturnia é o nome de um pequeno vilarejo típico da Toscana, como outros tantos que existem nessa região da Itália. O lugar passaria longe dos radares turísticos se não fosse por uma atração singular e muito popular: as Cascate del Mulino – ou, em português, as Cachoeiras do Moinho. Ali, os visitantes podem se banhar em águas termais ao ar livre durante o ano todo e, o melhor, totalmente de graça.
As tais cachoeiras são na verdade uma série de pequenas quedas formadas pelas águas de uma das nascentes termais de Saturnia. As águas escorrem por várias piscinas naturais dispostas em degraus entre as pedras, formando um cenário lindo e muito diferente, ao lado de um velho moinho de pedra (daí o nome do lugar). Como são bem rasas, as piscinas funcionam quase como banheiras de hidromassagem naturais em um SPA a céu aberto.
Com uma temperatura em torno dos 37°C, as águas termais de Saturnia são sulfurosas e, portanto, têm propriedades medicinais e ajudam a tratar problemas de pele, digestão e articulações, além de serem muito relaxantes. Esses benefícios já eram conhecidos pelos etruscos e romanos, que se banhavam nessas águas há mais de dois mil anos.
As Cascate del Mulino estão em um local todo aberto e praticamente sem grandes estruturas, com exceção de um estacionamento e um bar nas proximidades. A atração é movimentada durante o ano todo, principalmente no verão, quando costuma ficar lotado. Para quem preferir algo mais requintado, a poucos metros dali está o resort de luxo Terme di Saturnia, com piscinas termais e tratamentos de SPA. Saturnia fica no sul da Toscana, no município de Manciano, a 150 km de Siena, 180 km de Florença e 160 km de Roma.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / fotografiche