Capital da República Dominicana, Santo Domingo se consolida, ano após ano, como o destino cultural por excelência em todo o Caribe. A cidade oferece várias atividades culturais e recreativas para aproveitar em família, apropriadas para todos os gostos, idades e orçamentos. “A República Dominicana é um destino com uma oferta cultural singular por ser o lar da primeira cidade da América e o cenário de incríveis expressões culturais enraizadas em nossa particularidade”, disse Magaly Toribio, assessora de marketing do Ministério do Turismo da República Dominicana.
Um passeio clássico é a visita aos museus, muitos dos quais oferecem atividades para toda a família, como obras de teatro, workshops, concertos e exposições especiais. Passeios de trem, espaços interativos, parques e praças em diversos pontos da cidade complementam uma oferta única.
Cultura em toda a cidade
A Praça da Cultura Juan Pablo Duarte é uma parada recomendada para toda a família porque combina a história e a arte da República Dominicana com um grande espaço para recreação. O Museu de Arte Moderna (MAM) é o lugar indicado para encontrar obras de artistas dominicanos e internacionais. Além das exposições, há palestras, conferências e workshops, incluindo um de criatividade infantil. No Museu do Homem Dominicano, crianças e adultos podem ver peças dos primeiros moradores da ilha, seus trajes, artefatos e mais do dia a dia daquela época.
Perto da Praça da Cultura está o Palácio de Belas Artes, um imponente edifício rodeado por jardins que abriga todas as escolas nacionais que ensinam diferentes disciplinas artísticas, e é perfeito para conferir apresentações musicais, obras de teatro e exposições. Outro ponto interessante é o Palácio Nacional, sede do governo, que pode ser visitado fazendo agendamento com 15 dias úteis de antecedência.
Atender a todos os interesses da família é um grande desafio durante uma viagem. A zona do polígono central de Santo Domingo é uma ótima opção para isso, por suas numerosas propostas: centros comerciais, cinemas, bares, clubes, bons restaurantes de culinária tradicional e criativos food trucks com comida de rua.
Zona histórica
A Cidade Colonial é um dos lugares preferidos para se visitar em família e sentir a rica história e cultura que misturam de forma única o passado e o presente. Ali há vários museus, espaços abertos e atividades para as crianças que garantem um dia de muita diversão. Uma ideia interessante é percorrer as ruas mais emblemáticas e pontos turísticos da Cidade Colonial a bordo do simpático trem Chu Chu.
Para as crianças, um passeio imperdível é o Museu Infantil Trampolín, um projeto educativo e cultural criado especialmente para elas. Ele oferece oito salas temáticas interativas e modernas onde as crianças aprendem sobre energia, cuidados com o meio ambiente, os mistérios do universo, o corpo humano e outros aspectos interessantes da vida diária.
Construído entre 1511 e 1514, o Alcázar de Colón é uma verdadeira viagem no tempo em um museu que convida a conhecer, de forma muito dinâmica, como se vivia na época colonial, enquanto que o Museu Memorial da Resistência Dominicana oferece atividades para toda a família, como oficinas de contos e encontros musicais que destacam os fatos, valores e heróis das lutas pela democracia contra as ditaduras do país.
Para aproveitar ao ar livre, o pitoresco Parque Colón e a grande Praça España são opções excelentes, porque há lugares para descansar rodeados por restaurantes, bares e edifícios coloniais.
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: Divulgação