logo

Telefone: (11) 3024-9500

Na Argentina, belezas naturais no deserto: Ischigualasto e Talampaya | Qual Viagem Logo

Na Argentina, belezas naturais no deserto: Ischigualasto e Talampaya

22 de junho de 2017

No noroeste da Argentina, a meio caminho entre Mendoza e Salta, há dois parques nacionais vizinhos que se estendem por áreas desérticas, paredões rochosos e montanhas. Os nomes Ischigualasto e Talampaya podem até não ser muito conhecidos dos turistas estrangeiros, mas são 275 mil hectares que guardam tesouros geológicos e paleontológicos.

Foto por iStock / alfnqn

Foto por iStock / alfnqn

Todas essas riquezas renderam aos parques o título de Patrimônios Mundiais da Humanidade pela UNESCO. É uma área de deserto rochoso aos pés dos Andes, com a cordilheira formando uma bela moldura no horizonte. O visual, inclusive, é semelhante ao do Atacama. Há torres de pedra em formatos diversos, esculpidas pelas forças da natureza ao longo de milhões de anos, além de precipícios enormes de rochas avermelhadas, com mais de 200 metros de altura.

Foto por iStock / Serjio74

Foto por iStock / Serjio74

O conjunto de Ischigualasto e Talampaya engloba seis formações geológicas diferentes e um dos mais importantes registros de fósseis do Período Triássico do mundo. As descobertas incluem fósseis de alguns dos primeiros dinossauros e mamíferos do nosso planeta, que viveram aqui há mais de 200 milhões de anos. Também foram encontrados vestígios mais recentes, como petróglifos de 1.500 anos.

Foto por iStock / Mandy2110

Foto por iStock / Mandy2110

Para conhecer Ischigualasto, vá com uma excursão que parte do povoado de San Agustín del Valle Fértil, a cerca de 80 km de distância. Apenas alguns trechos são abertos para turistas, que devem ser acompanhados por guias autorizados em veículos. Ali fica o “Valle de la Luna”, chamado assim por seu solo que parece pertencer ao nosso satélite natural. Do topo do Cerro Morado é possível ter ótimas vistas para o parque.

Foto por iStock / alfnqn

Foto por iStock / alfnqn

Quem quer conhecer Talampaya também deve contratar um guia autorizado, mas pode percorrer o parque em veículo 4×4, bicicleta ou até mesmo a pé. Há inclusive excursões em noites de lua cheia, que proporcionam um visual inesquecível. Não deixe de conferir as rochas que tem os mais diferentes formatos, como o famoso Canhão de Talampaya.

Texto por: Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / elnavegante

Comentários