No norte da Itália está localizada Verona, a cidade que ficou mundialmente conhecida por ter sido palco da trágica história de amor entre Romeu e Julieta, escrita por William Shakespeare. A história do casal tem atraído nos últimos anos muitos turistas que vão para conhecer a tão falada casa de Julieta, que se tornou parada obrigatória em Verona, entre tantas outras atrações. Confira abaixo 8 lugares para conhecer no destino:
Caminhando pela cidade
Ao andar pela cidade, você com certeza encontrará restaurantes, hotéis e até pontos turísticos que remetem à história de alguma forma. Isso aumenta ainda mais a expectativa de quem visita o local pela primeira vez e por um momento é possível acreditar que a história realmente aconteceu. Assim como outras cidades italianas, Verona tem ruas estreitas repletas de lojas e galerias que completam o típico cenário do país e deixam os turistas loucos com tantas opções de compras. Há também muitos restaurantes e cafés, que são ótimos para dar aquela pausa na caminhada e reabastecer as energias.
Piazza Brá
Comece o passeio pela Piazza Brà – está é a primeira dica de parada. Considerada uma das maiores e mais famosas praças da cidade, ela abriga uma enorme variedade de pontos turísticos importantes. No mesmo lugar está situada a surpreendente Arena de Verona, anfiteatro preservado até os dias de hoje. Antigamente aconteciam ali as lutas entre gladiadores e, atualmente, o lugar é utilizado para apresentações de dança, shows e outros eventos.
Torre dei Lamberti
Com muitas atrações e monumentos na cidade, visite a Torre dei Lamberti, conhecida pelos dois sinos: o primeiro servia de alerta nos casos de incêndio, enquanto o segundo convocava os cidadãos à luta. Quando visitar a torre, dê uma circulada na praça também.
Praça dei Signori
A Praça dei Signori é conhecida como Praça Dante, em função da estátua de Dante Alighieri no meio da praça. Dali é possível admirar os palácios da Prefeitura, da Razão, Assembleia e do Conselho de Juízes.
Ponte Pietra
Outra visita interessante é à Ponte Pietra, que foi construída em madeira no início no século I e, após cair diversas vezes, foi modificada de acordo com os estilos da época. É possível notar as diferentes épocas em sua construção.
Castel Vecchio
O Castel Vecchio não pode faltar na sua lista. Construído às margens do rio Ádige em 1354, o lugar foi construído para defender a cidade e servir como rota de fuga. Este é o maior edifício de Verona e o castelo funciona como museu desde 1925.
Casa da Julieta
Para fechar o roteiro com chave de ouro, conheça a Casa de Julieta. Localizada entre a Piazza delle Erbe e a Piazza dei Signori, este é o lugar onde morava a personagem principal da história. Na casa o turista encontrará o balcão onde a personagem chorava pelo amado, a estátua e muitos outros objetos que estão citados na história. A casa foi construída no século XIII e restaurada em 1935. Nela, você conhecerá os três andares, incluindo a sacada onde Julieta falava com Romeu. Ao passar pela estátua da personagem, há diversos bilhetes deixados por casais apaixonados – segundo a lenda, dizem que ao deixar um bilhete no local o amor florescerá, assim como o dos personagens.
Mosteiro de San Francesco al Corso
No Monastério de San Francesco al Corso, há ainda um suposto túmulo de Julieta e na igreja ao lado, dizem que foi o local onde o casal teria se casado. Está pronto para embarcar nessa viagem e conhecer a cidade deste casal, que conquistou todo o mundo com sua história de amor?
Para mais informações: tourism.verona.it/en
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Leonid Andronov