Santa Teresa é um dos programas certeiros em sua hospedagem no Rio de Janeiro. Além da sua localização privilegiada, um dos motivos que faz o bairro ser um dos principais pontos turísticos é a quantidade de casarões, parques, ar bucólico e cultura que se encontra no local, o adorável passeio de bondinho e claro, o cenário de muitas fotografias: a Escadaria Selarón – situada entre o bairro e a vizinha Lapa.
Santa Teresa é bem colorida e fica no alto de uma serra, oferecendo uma vista privilegiada aos turistas e moradores. Ali vivem pessoas de todos os tipos, jeitos e classes sociais, todos atraídos pelas cores e qualidade de vida do bairro.
Não precisa de muito tempo para conhecer esse cantinho apaixonante do Rio, em um dia você conhece os principais programas, mas se for passar mais tempo, é perfeito, assim poderá explorar tudo com mais calma. Resumida em ladeiras e escadas, comece o passeio pela famosa Escadaria do Convento de Santa Teresa. O local ficou conhecido como Selarón, graças ao um pintor e ceramista chileno, Jorge Selarón, que tornou o lugar um dos mais procurados do Rio. Atualmente possui 215 degraus, 125 metros de escadaria e mais de 2000 azulejos diferentes.
A escadaria liga até a Rua Joaquim Silva, na Lapa, para chegar lá é possível ir de metro também, até a estação Cinelândia. Ao descer na estação, siga em rumo ao Parque das Ruínas (cerca de 650 metros), casarão onde morou Laurinda dos Santos Lobo – ali aconteceram diversas festas e eventos nos anos 20.
Do Parque das Ruínas é possível ter uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara e para o centro da cidade. Ali também acontecem exposições e há programação especial para crianças aos fins de semana.
O próximo passeio da sua lista deve ser o Museu da Chácara Céu, ao lado do parque. O acervo do museu inclui coleções: brasileira, europeia e brasiliana. Vale a pena conferir de pertinho essas obras, principalmente se for às quartas-feiras, quando a entrada é gratuita.
Para finalizar e deixar seu passeio completo no bairro de Santa Teresa, visite um dos muitos ateliers que estão no local e depois faça um passeio de bondinho na cidade. Seu trajeto vai do Largo da Carioca ao Largo do Curvelo. Sua ida ao bairro não será o mesmo sem essa experiência.
Para mais informações: visit.rio
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / filipefrazao