O cenário bucólico da cidade austríaca conta com alpes de fundo, torres de igrejas, cúpulas imponentes, um “toque” medieval e uma arquitetura impecável às margens do rio Salzach – agora já sabemos de onde vinha tanta inspiração de Mozart. Salzburg é considerada a terra de músico, pois quase tudo na cidade remete a ele. Confira abaixo 8 passeios para se fazer na cidade:
Museu de Mozart
A casa, que hoje é um museu, foi o local onde Mozart nasceu. O museu conta a história de sua família e seu talento, que foi visto e surpreendido desde pequeno. Localizado na rua Getraidegasse número 9, o prédio continua conservado e dentro dele encontram-se os móveis da família e até mesmo os instrumentos utilizados por Mozart em sua infância. A grande atração é o cravo onde ele compôs a maior parte dos concertos para piano.
Fortaleza de Hohensalzburg
O local está localizado no topo do Festungsberg e é um dos maiores castelos medievais na Europa (250 metros de comprimento e 150 de largura). É também um dos principais cartões-postais da cidade e pode ser vista facilmente de qualquer ponto, pois fica no topo da colina. O castelo é aberto à visitação e um guia auxilia e acompanha todo o percurso.
Catedral de Salzburg
Na época de Ruperto (primeiro bispo de Salzburg) existia uma igreja pequena, que foi ampliada lentamente até atingir o tamanho real. A Catedral sinaliza o centro da Cidade Velha e é considerada hoje a maior catedral romana dos países de língua alemã.
Rua Getreidegasse
Está é a rua onde Mozart nasceu e a principal do centro histórico de Salzburg. Movimentada, cheia de lojas, restaurantes e hotéis, é o lugar onde os visitantes mais circulam. Os letreiros de lojas em ferro são uma das atrações que mais chamam a atenção dos turistas, alguns deles são até folheados em ouro e dizem que teve origem na Idade Média.
Palácio Mirabell
O palácio carrega uma história bem densa. Construído pelo arcebispo Wolf Dietrich, o mesmo teve um relacionamento com Salome Alt com quem teve dez filhos e mandou erguer o palácio. Mas, com tudo isso, a igreja católica não aceitou esse relacionamento. O príncipe então foi atacado e teve que fugir da cidade. Pouco tempo depois, foi capturado e permaneceu prisioneiro na fortaleza por seis anos até a morte. Para tentar apagar a história, o nome do palácio foi mudado para Mirabell e está localizado na Cidade Nova, do outro lado do rio.
Festival de Salzburg
O festival teve início graças a força do ilustre Mozart – tem até um monumento para ele. Mas, só foi instituído em 1912. A partir de 2006 foram construídas três novas grandes casas para receber os melhores músicos do mundo. O elegante evento acontece anualmente na última semana de julho ao final de agosto. Vale a pena conferir de perto: salzburgerfestspiele.at.
Abadia de São Pedro
É o mosteiro mais antigo da ordem dos beneditinos de toda região de língua alemã. A igreja do mosteiro foi construída entre 1130 e 1143 como uma basílica romana. No século XVIII foi reformada, passando a adotar um visual barroco. Foi nessa mesma igreja que Mozart apresentou pela primeira vez a sua missa em dó menor. Desde seu falecimento, todos os anos na véspera, toca-se o réquiem.
Igreja Franciscana
Essa igreja é uma das mais antigas da cidade e foi dedicada às freiras do Convento São Pedro. A torre barroca é sua grande atração.
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / bluejayphoto