Fica nos Estados Unidos o cânion mais famoso do mundo – o Grand Cânion, localizado no Arizona. Mas é um pouco mais ao norte, no estado de Utah, onde está o Parque Nacional de Canyonlands, a terra dos cânions. Imagine um cenário típico dos filmes de Velho Oeste, com uma planície avermelhada e desértica repleta de incríveis paredões rochosos por todos os lados. São essas as paisagens que você pode encontrar nesse incrível parque.
Em uma área que supera os mil quilômetros quadrados, há cânions coloridos escavados pelo Rio Colorado e seu afluente, o Rio Green, além de uma série de mesas e outras enormes rochas de arenito surpreendentes, em formatos de arcos e pináculos esculpidos pela poderosa ação da natureza ao longo de milênios. O visual tira o fôlego de qualquer um.
O local é perfeito para os turistas mais aventureiros: lá é possível andar de caiaque ou de mountain bike, acampar sob um céu super estrelado, fazer escaladas e trilhas, passear em veículos 4×4 e muito mais. Há guias que acompanham os turistas nessas aventuras. A porta de entrada para o parque costuma ser a cidade de Moab, localizada a 375 km de Salt Lake City, capital de Utah.
Canyonlands é dividido em três distritos principais, separados pelos rios. Island in the Sky, no norte do parque, é a área mais acessível, com pistas asfaltadas e trilhas na natureza. Já The Maze e The Needles são lugares mais remotos, mas que fornecem vistas deslumbrantes. Como não há estradas que ligam os distritos diretamente e há poucas pontes sobre os rios, para ir de um ponto a outro dentro de Canyonlands pode levar horas. É importante programar muito bem sua visita antes.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Wildnerdpix