Entre as curvas do Rio Moldava, na região da Boêmia do Sul, está uma das cidades mais encantadoras da República Tcheca: Cesky Krumlov (Český Krumlov). Repleta de lindas construções antigas e com um centro histórico tombado pela UNESCO, Cesky Krumlov é uma viagem de volta à época da Renascença.
O ponto central é o Castelo de Cesky Krumlov, que data do século XIII e possui características do gótico ao barroco. Ao lado do rio e sobre uma elevação natural do terreno, o castelo compõe um lindo panorama na cidade. Junto com um centro de traçados medievais, Cesky Krumlov parece ter sido tirada das páginas de um romance histórico ou de um conto de fadas.
A cidade foi por muito tempo lar da rica família nobre de Rosenberg, que mandou erguer diversas construções nos moldes da arquitetura renascentista italiana – entre elas o próprio Castelo de Cesky Krumlov. O complexo, segundo maior da República Tcheca (fica atrás apenas do Castelo de Praga), é formado por 40 edifícios e cinco pátios, além de uma série de salões, um teatro barroco bem conservado e um museu.
Suba ao topo da torre do castelo para ter acesso a uma bela vista sobre o centro histórico. Visite também os jardins que pertencem ao castelo, que ficam bem ao lado da imponente construção. Depois, deixe-se perder entre as casas com fachadas renascentistas, as lojinhas de artesanato, os restaurantes de culinária local, os museus e as galerias de arte. Confira também a Igreja de São Vitus.
Ao longo de todo o ano, Cesky Krumlov recebe vários eventos interessantes e variados, como o Festival Internacional de Música (entre julho e agosto), o Festival das Artes Barrocas (em setembro) e o histórico Festival da Rosa de Cinco Pétalas (junho).
Como chegar
Há voos com uma escala entre São Paulo e Praga oferecidos por companhias como a Air France e a KLM. Da capital da República Tcheca, siga de carro ou de ônibus até Cesky Krumlov, por um trajeto de 170 km sentido sul. Cesky Krumlov fica perto da fronteira com a Áustria.
Onde ficar
Mais informações em: czechtourism.com
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Xantana