logo

Telefone: (11) 3024-9500

Congonhas (MG) tem roteiro religioso na Semana Santa | Qual Viagem Logo

Congonhas (MG) tem roteiro religioso na Semana Santa

6 de abril de 2017

Cidade histórica de Minas Gerais, Congonhas celebra, este ano, os 260 anos da devoção ao Senhor Bom Jesus e os 200 anos da devoção a São José Operário. É neste cenário criado pela fé que a Semana Santa de Congonhas se consolida como uma das mais tradicionais do Brasil. Em meio às figuras que compõem as cenas da Paixão de Cristo, encontradas nas Capelas dos Passos, e as dos Profetas, no Adro da Basílica, esculpidos por Mestre Aleijadinho, como também em todo o eixo histórico que liga o Santuário à Igreja Matriz de N. Sra. da Conceição, as tradicionais encenações e procissões celebram a ressurreição de Cristo, atraindo milhares de fiéis e turistas. A programação conta, ainda, com missas e sermões.

O evento é realizado pela Igreja Católica, sob coordenação da Paróquia de N. Sra. Da Conceição, com apoio da Prefeitura de Congonhas e da Gerdau. Uma grande estrutura de som, iluminação e palcos será montada para as celebrações. Além disso, cerca de 250 atores e figurantes darão vida à história de Cristo, em um cenário único, elevado a Patrimônio Cultural Mundial pela UNESCO.

Celebrações

No Domingo de Ramos, a celebração relembra a entrada de Jesus em Jerusalém. De Segunda a Quarta-feira Santas, a liturgia é apresentada em momentos bíblicos que enfocam a missão redentora de Cristo. Na Quinta-feira Santa, é realizada a cerimônia do lava-pés, na escadaria da Matriz de N. Sra. da Conceição, em que o padre recorda o gesto de Cristo que lavou os pés dos seus apóstolos.

Já na Sexta-feira da Paixão, acontece a encenação da paixão e morte de Cristo, na Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, e, em seguida, o sermão e a procissão do enterro até a Matriz de Nossa Sra. da Conceição.

O Sábado de Aleluia é conhecido como o sábado de vigília pascal, um dia de luto, silêncio e oração. No domingo de Páscoa, celebra-se a ressurreição de Cristo. Neste dia, haverá missa às 5h30 na Praça da Matriz de Nossa Sra. da Conceição e, em seguida, procissão até a Basílica do Senhor Bom Jesus. Às 11h, após a missa na Basílica, será realizada uma encenação da ressurreição de Cristo.

Sermão da montanha

Este ano, o 20º Sermão da Montanha acontecerá no dia 15 de abril, Sábado de Aleluia, às 20h, na Romaria. O evento, que tem apoio da Prefeitura de Congonhas e da Fumcult, irá contar com a participação do pastor e cantor André Valadão, e do pastor Lucinho Barreto. Artistas da cidade e da região também vão se apresentar.

Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin

Foto destaque por: iStock / FelipeGoifman

Comentários