Falar da gastronomia maranhense é conferir de perto as influências indígenas, europeus e africanos. O resultado? Uma das mais ricas e deliciosas culinárias do nosso país. A cidade de São Luís talvez seja a capital do nordeste que mais investiu em gastronomia na última década. Duas chefes de cozinha surpreendem e ofertam cardápios exclusivos com toques requintados, sem dispensar o uso de temperos e coisas da própria terra.
A cozinha maranhense foi diretamente influenciada por colonizadores franceses, holandeses e portugueses. A herança dos índios nativos e a presença dos africanos como escravos, a maioria vindos da Guiné Bissau, contribuiu ainda mais para formar este caldeirão gastronômico que hoje conta com técnicas e refinamentos de experientes chefs de cozinha e conquista cada vez mais os turistas.
Um dos restaurantes que tem conquistado a preferência dos visitante em São Luis foi inaugurado em novembro passado e oferta um cardápio com receitas contemporâneas e regionais com o toque de original e sofisticado. Localizado no icônico Pestana Resort Hotel o Restaurante Sabina brinca com o universo de sabores, cortes e cores e surpreende tanto turistas como a população local. A chef e banqueteira Célia Rossetti prepara pratos especiais a la carte, de segunda a quinta-feira, sempre no almoço, oferece o menu executivo. Às quartas feiras a partir das 17 horas é a vez do chá da tarde que resgata o lado europeu da capital maranhense. Aos sábados, a estrela é a feijoada, além de buffet árabe as quintas. Aos sábados a estrela é a feijoada, além de buffet árabe as quintas. No a la carte, o destaque fica para o Bacalhau Carmelita que serve tranquilamente 4 pessoas. Esse foi um dos pratos premiados num concurso com mais de 30 chefes em Brasília no ano passado.
Por que Sabina?
Sabina é uma mulher forte, cheia de vida e com incrível experiência de vida. Nasceu em 1928, na cidade de Bacabal no interior do Maranhão. Mãe de José Edilson Sousa, a quebradeira de coco criou uma dezena de filhos, frutos das aventuras do marido, com quem permaneceu casada por 25 anos, a contragosto da família de “Dequinho”, dito homem bonito e galanteador.
Ele andava sempre de paletó branco impecável, enxaguado no anil e perfumado com folha de oriza para que “pudesse passar a noite dançando com as mulheres do sítio”. Numa época em que as mulheres separadas eram mal vistas e faladas, um dia Sabina sentou Dequinho numa cadeira e deu seu recado:
“ – Quem não te conhece, que te compre”. Seguiu a vida, sem dar cabimento para quem quer que fosse. Trabalhou duro para tornar o filho legítimo em torneiro mecânico. José aprendeu a lição! Juntou um punhado de dinheiro às custas de muito suor, comprou fazenda, animais e fez família.
Essa determinação ultrapassou gerações e tornou possível, nos dias atuais, que a Chef Célia Rossetti homenageasse sua avó, dando ao seu primeiro restaurante o nome de Sabina.
Outro local bastante interessante é o Ateliê Gastronômico Casa de Juja. A casa oferece uma proposta bem interessante. Lá, todos da família trabalham e atendem os fregueses que previamente fazem suas reservas e encomendam seus pratos.
Quem dirige a casa é a experiente chefe Ana Lula, que foi proprietária de um restaurante badalado no centro histórico de São Luis, e após a separação do marido, resolveu abrir a sua casa para receber pessoas que admiram viajar por uma gastronomia única e trabalhada quase que artesanalmente.
Acostumada a criar banquetes e festas especiais para empresários, médicos, políticos e personalidades da capital, Juja sente um enorme prazer em receber as pessoas em sua casa e preparar de maneira exclusiva pratos de sua criação, para o deleite e sabor dos clientes.
Nossa dica é experimentar de entrada bolinhos de bacalhau, patolas de caranguejo, vatapá e camarão servidos com geleia de pimenta e como prato principal o concorrido arroz do mar. O famoso carro chefe do cardápio da casa é bem apresentado, colorido e oferece uma sinfonia de mariscos, camarões, patolas de caranguejo e ostras, numa bela apresentação e com sabor forte.
Serviço
A Casa da Juja fica Rua 4 casa 20 – Vinhais – Aceita apenas reservas pelo telefone 098 981539006 – www.casadejuja.com.br
O Restaurante Sabina – fica dentro do hotel Pestana em São Luis Av Aviscência – Bairro do Calhau – reservas pelo facebook facebook.com/sabinarestaurante ou telefone (98) 2106-0535
Texto por: Cláudio Lacerda Oliva. Enviado especial ao Maranhão
Foto destaque Adilson Zavarize