Em 2017, o Canadá convida o mundo para celebrar seu aniversário de 150 anos. Com mais de mil shows, eventos e atrações programados para todos os gostos, 2017 promete ser o ano das festividades no país. Além de conhecer a vida selvagem, as belezas naturais e as cidades vibrantes do Canadá, o brasileiro também tem descoberto vantagens como o dólar canadense, cerca de 30% mais baixo na comparação com o americano, a segurança do país e o visto de entrada cada vez mais acessível.
Para as comemorações de aniversário do país, foi lançando um cartão de acesso gratuito aos mais de 225 parques nacionais, marcos históricos e áreas de conservação marinha em todo o Canadá. Para tanto, os interessados têm apenas de fazer a solicitação online do cartão e agendar a viagem. De posse da autorização, os visitantes poderão, por exemplo, visitar Banff, destino eleito como um dos melhores para se visitar em 2017 pela National Geographic.
Quanto à agitação, às festas e aos eventos, parte considerável das celebrações será nos grandes centros urbanos. Tanto pela dimensão do país quanto pela agenda, o Canadá criou uma plataforma online que promete facilitar a procura por informações das programações: o Passport2017. Para ter acesso ao conteúdo no celular, basta buscar por Passport2017 na sua loja de aplicativos.
Nele, o usuário encontrará dicas preciosas sobre o turismo no Canadá, desde um roteiro completo do poutine em Montreal às festividades de inverno da capital Ottawa, o Winterlude. A plataforma de atrações e turismo canadense começou a ser alimentada com informações em janeiro e reunirá dados sobre eventos, festividades, atividades e parques nacionais, bem como um blog com as notícias mais quentes de cada temporada.
A seguir estão algumas dicas e agendas de algumas das cidades mais famosas do Canadá no ano de 2017:
Ottawa
A capital canadense reserva uma extensa lista de atrações, como as incríveis projeções de som e luzes (Sound and Light Show) no prédio do parlamento no verão, de 11 de julho a 16 de setembro. Ainda faz parte da programação inúmeros eventos como:
– La Machine: Direto da França para a primeira vez na América do Norte, dragões e aracnídeos gigantes vão invadir as ruas de Ottawa. Robôs-monstros vão interagir com o público, de 27 a 30 de julho.
– Jantar nas alturas: De 07 a 22 de julho, os mais corajosos podem optar por saborear a incrível culinária canadense a mais de 45 metros de altura. Pendurado por um andaime, o Sky Lounge vai servir jantares com produtos locais, antecedidos por coquetéis com queijos e vinhos finos canadenses.
– Canadian Video Game Awards: para os amantes dos jogos eletrônicos, além da premiação, projeções dos jogos acontecerão nas paredes de prédios, em novembro.
– A Vila Inspiração: uma experiência multimídia de exibições e performances sobre todas as regiões canadenses, de 20 de maio a 04 de setembro.
Montreal
Uma das cidades mais antigas da América do Norte celebra 375 anos. A maior cidade da província de Quebec já é reconhecida mundialmente por promover o Festival de Jazz, o Grand Prix da Fórmula 1 e ainda ser o lar do Cirque du Soleil. Em se tratando de circo, a agenda 2017 contará inclusive com apresentações circenses durante o Montreal Cirque Festival, de 06 a 16 de julho.
No campo musical, o mix vai além do jazz, incluindo shows de música country, entre março e 07 de agosto; performances semanais de flashmob, de maio a junho; e desafios de karaokê, outra marca da cidade. Tanto os sons dos eventos musicais quanto da própria cidade poderão ser literalmente vistos na ponte Jacques Cartier. Isto porque, com um investimento de mais de três milhões de dólares canadenses, a ponte vai se tornar também um cartão-postal noturno, com milhões de lâmpadas LEDs brilhando conforme as batidas da cidade.
Também em comemoração aos 375 anos da cidade, a Basílica de Notre-Dame em Montreal trará aos visitantes o incrível espetáculo multimídia Aura, com imersão em uma experiência audiovisual inesquecível.
Toronto
As celebrações do Dia do Canadá na capital da província de Ontário estarão concentradas à beira do lago de mesmo nome, durante o Redpath Waterfront Festival, de 01 a 03 de julho, onde acontecerão shows ao vivo, programas náuticos, vendas de comidas típicas e muito mais. O centro econômico do Canadá também será palco, de 28 a 30 de julho, do Toronto’s Festival of Beer, um encontro que vai contar a história da cerveja acompanhada de muita música, degustações de versões artesanais e da culinária local.
Vancouver
A segunda maior celebração do Dia do Canadá, atrás apenas de Ottawa, acontece há 30 anos no Canada Place Events, no centro de Vancouver. Para o aniversário de 150 anos a programação inicial já inclui:
17 de junho: National Aboriginal Celebration
24 de junho: Celebração à Francofonia
01-03 de julho: Canada Day
Julho a agosto: Canada Place Summer Series
Mais informações em: br-keepexploring.canada.travel
Texto por: Agência com edição de Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / olddays