Imagino que muitas pessoas não tem vontade ou interesse em fazer uma viagem para Bolívia. Ou se tem, acabam deixando sempre esse roteiro para segundo plano.
Mas saiba que a Bolívia tem um povo de tradições indígenas enraizadas, comidas típicas fortes, belezas naturais diversas e simplicidade, muita simplicidade. O primeiro contato geralmente é um susto, as vias públicas muitas vezes estão em péssimo estado de conservação, o trânsito é caótico, a pobreza é nítida. Mas aos poucos o susto vai se tornando um encantamento diante de tamanha riqueza cultural.
Por esses e outros motivos, é certamente um dos lugares mais fascinantes da América Latina.
E porque eu acho que você tem que fazer uma viagem para Bolívia?
1 – Cultura
A Bolívia é um país cosmopolita e multicultural. Para além da língua espanhola, os bolivianos também usam suas variações de dialeto, como o Quechua e o Aimara. A maioria da população é católica, mas não deixa de celebrar seus costumes folclóricos, principalmente as tradições referentes à deusa Pachamama (Mãe-Terra). A cultura boliviana tem muitas influências incas e de outros povos indígenas na religião, música, vestuário e comida, deixando um legado histórico riquíssimo. Mesmo pobre em sua economia, é extremamente rica em seus atrativos. As construções históricas registram um passado remoto e o povo torna esse país muito mais belo do que possa imaginar. Esse é o ponto forte na sua viagem para Bolívia!
2 – Belezas Naturais
O país é dividido em sete regiões: Altiplano, Vale Central, Trópico, Yungas, Chaco, Pampa e Amazônia. No centro está o Altiplano, um grande planalto onde a maioria dos bolivianos moram. Sua parte leste é coberta pela floresta Amazônica, enquanto na parte ocidental, há a maior planície de sal do mundo, o Salar de Uyuni; La Paz, Santa Cruz de la Sierra, Sucre, Cochabamba, Oruro, e Copacabana são as principais cidades turísticas. Sua viagem para Bolívia será repleta de belezas naturais. A exuberância da natureza em suas paisagens majestosas e o cenário formado por imensas placas de sal, vulcões, gêiseres, lagoas e montanhas é capaz de espantar qualquer turista desavisado para ver tanta beleza em um país só.
3 -Ingresso no país
Para entrar na Bolívia é necessário apenas da carteira de identidade com foto atual e o Certificado Internacional de Vacinação (emitido pela Anvisa), comprovando a vacina contra febre amarela. Olha que mamata para fazer uma viagem para Bolívia!
4- Câmbio
O real é mais valorizado do que o peso boliviano, ou seja, é muito barato viajar por lá! Comer, se hospedar e se locomover consome pouco do seu dinheiro. Assim, você pode conhecer diversas cidades e ainda viajar mais em conta do que se estivesse conhecendo o Brasil.
Está pronto para marcar sua viagem para Bolívia? Faça seu roteiro!
Vá sentir a experiência incrível que é se conectar com o povo andino! Tenho certeza que, se bem planejada, será uma viagem linda…
*Confira outros posts sobre a Bolívia*
-
Veja o que fazer em La Paz em 3 dias de viagem
-
Deserto de Sal – A indescritível viagem do Atacama até Salar de Uyuni
-
Pontos Turísticos em La Paz – 8 lugares que você não pode deixar de conhecer!
-
Potosí – Ir ou não ir?
-
Cochabamba – Veja o que fazer nessa cidade boliviana
-
Lago Titicaca – Veja aqui o que fazer em Copacabana!
*Fique por dentro!*
- Lençóis Maranhenses, um paraíso no Brasil! - 10 de julho de 2018
- Bate volta em Zaanse Schans, ao lado de Amsterdam - 30 de maio de 2018
- Volendam, a charmosa vila de pescadores ao lado de Amsterdam - 28 de maio de 2018