A Ásia é repleta de capitais cosmopolitas e vibrantes, onde as tradições do passado coexistem em perfeita harmonia com a modernidade do presente. Uma delas é Kuala Lumpur, a capital da Malásia. Grande centro econômico, a cidade teve um “boom” de crescimento e industrialização na década de 1990. Hoje, arranha-céus modernos dominam a paisagem, enquanto a cidade se consolida como destino turístico no Sudeste Asiático.
Com mais de 1,5 milhão de habitantes, Kuala Lumpur tem como maior parte de sua população os malaios de religião muçulmana ou budista. Mas a cidade também vive uma mistura de influências, com imigrantes chineses, indianos e tailandeses. O resultado da combinação dessas diferentes origens é bem visível na gastronomia – a culinária de Kuala Lumpur é muito elogiada por seus visitantes.
Aliás, os inúmeros mercados e feiras de rua e restaurantes da cidade – de todo o tipo e para todos os bolsos – estão entre as principais atrações turísticas de Kuala Lumpur. Outra atividade bem popular é fazer compras. Por ali, o consumismo impera, seja em shoppings fechados de luxo e muito modernos, como o Pavilion KL e o Suria KLCC, ou em mercados mais simples, como o Central Market. Opções não faltam.
Cartão-postal da cidade, as Torres Petronas são torres gêmeas de 452 metros de altura e estão entre os maiores edifícios do mundo. São ligadas por uma ponte fechada e exibem 55 mil painéis de vidro em sua fachada. Algumas de suas características são uma homenagem à religião islâmica. Sendo o ponto mais visitado de Kuala Lumpur, é possível atravessar a tal ponte (Skybridge) e visitar um deque de observação no 86º andar da Torre 2.
As Torres Petronas estão dentro do complexo KLCC, que conta com lojas, restaurantes, opções de entretenimento, hotel, centro de convenções, um parque bem arborizado e um lago (Symphony Lake), onde acontece um show noturno com luzes e jatos de água. Em meio a esses prédios modernos, surgem lindas mesquitas com seus longos minaretes, além de templos budistas e hindus.
Como chegar
Companhias como a Etihad, a Emirates, a Turkish Airlines e a Qatar Airways realizam voos entre São Paulo e Kuala Lumpur com uma escala.
Onde ficar
Mandarin Oriental, Kuala Lumpur
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / SeanPavonePhoto