Maior cidade da região de Flandres e a segunda maior da Bélgica, a Antuérpia é conhecida mundialmente como a capital dos diamantes. Isso porque ali existe uma histórica tradição de lapidação e comércio desse precioso cristal – a cidade negocia mais da metade dos diamantes lapidados do mundo. Há uma série de lojas especializadas nesse produto no Distrito dos Diamantes (“Diamant”).
A Antuérpia se desenvolveu durante o fim da Idade Média, graças ao seu porto, que, na época, era um dos mais importantes do mundo. O intenso comércio atraiu pessoas do mundo todo e, assim, a cidade tornou-se um rico centro econômico. Não à toa, sua arquitetura é de encher os olhos e há por lá belas mansões (dica: passeie pela Rua Cogels Osylei, no bairro residencial de Zurenborg). Hoje, a Antuérpia é um lugar descolado e charmoso ao mesmo tempo, polo de cultura e da moda.
Comece o passeio pelo centro histórico, antes cercado por muralhas medievais. A Grote Markt é a praça principal, cercada pelo imponente prédio da prefeitura e pelas casas das guildas em estilo da Renascença flamenga e muito semelhante à Grand Place de Bruxelas, só que em menor escala. Perto dali está a Catedral de Nossa Senhora (“Onze-Lieve-Vrouwekathedraal”), uma das mais importantes da Bélgica. De estilo barroco e gótico, é repleta de intricados detalhes, possui uma torre de 120 metros e levou mais de 150 anos para ficar pronta.
Outro destaque arquitetônico é a Estação Central, uma das mais lindas do mundo, tanto por dentro como por fora. Vale ir até lá para tirar muitas fotos. A Antuérpia abriga uma série de belos museus, com acervos e temas bem interessantes. Entre eles, estão o Museu Plantin-Moretus (dedicado à impressão de livros), o MoMu (sobre moda) e o Rubenshuis (com obras do pintor barroco Pieter Paul Rubens expostas na casa onde ele morou).
Vale lembrar que o centro da cidade está cheio de restaurantes, cafés e lojas de chocolate, como a conceituada The Chocolate Line, instalada em um palácio que pertenceu a Napoleão. Para comprar roupas e outros artigos, siga para a Rua Meir e seus arredores. Outros pontos de interesse na Antuérpia são o parque Stadspark, o zoológico da cidade e o Castelo Het Steen.
Como chegar
Há voos entre São Paulo e Bruxelas pela TAP (com escala em Lisboa) e pela British Airways (com escala em Londres). Depois, siga para a Antuérpia de ônibus ou de trem. Apenas 50 km separam Bruxelas da Antuérpia.
Onde ficar
Lindner Hotel & City Lounge Antwerpen
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / mareandmare