O sítio arqueológico de Éfeso é considerado o mais importante da Turquia e guarda ruínas de incríveis construções da antiguidade. Localizada nos arredores de Selçuk, cidade banhada pelo Mar Egeu a 550 km de Istambul, foi um próspero porto greco-romano. Na época dos romanos, era a segunda maior cidade do Império, atrás apenas de Roma, e chegou a abrigar cerca de 400 mil pessoas.
A cidade foi quase toda destruída depois de um terremoto no século VII – nesse período já fazia parte do Império Bizantino. Apesar disso, sua relevância histórica atravessou centenas de anos. Hoje, Éfeso é Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO e um grande ponto turístico da Turquia. O local também se manteve bem preservado através de processos de restauração.
Éfeso é muito conhecido por abrigar o pouco que sobrou do grandioso Templo de Artemis, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Considerado o mais impressionante dos templos greco-romanos, ali se encontra apenas uma coluna da antiga construção. Ao entrar em Éfeso, caminhe pelas ruas ladeadas por colunas de mármore e tente imaginar como era a vida por lá.
Além do Templo de Artemis, as duas construções mais famosas são a Biblioteca de Celso, que ainda sustenta parte de sua fachada, e o Grande Teatro, que tinha capacidade para 25 mil pessoas. O sítio arqueológico fica a três quilômetros do centro de Selçuk. Na entrada, há um estacionamento e algumas lanchonetes.
Muitos turistas aproveitam a viagem para conhecer outro local na região. A alguns quilômetros das ruínas de Éfeso, fica a Casa de Maria, que acreditam ter sido a última residência da Virgem Maria. É uma casa simples de pedra que emociona os cristãos que a visitam.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / AlizadaStudios