A cidade de Agrigento fica na Sicília, Itália, perto da faixa litorânea sul da ilha. Num primeiro momento, parece uma cidade típica do sul da Itália, com suas ruas estreitas de calçamento de pedra e uma série de lojinhas e restaurantes. Mas o que faz Agrigento se destacar é o enorme conjunto de ruínas e templos da Grécia Antiga encontrado em seu território.
Fundada no século VI a.C., Agrigento foi uma colônia grega e teve um passado próspero, o que é refletido na grandiosidade de seus antigos templos de estilo dórico. Um pouco ao sul do centro da cidade, está o Vale dos Templos, uma área arqueológica que se manteve bem preservada ao longo dos séculos, sendo um dos mais importantes conjuntos de ruínas gregas fora da Grécia. O local é também reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Entre colinas e oliveiras, há cerca de uma dezena de templos e monumentos. Comece o passeio por uma das pontas, no Templo de Juno. Em seguida, siga para o Templo da Concórdia, um dos principais da área por seu alto nível de preservação. Continue o passeio até ter visitado todos os tesouros arqueológicos de Agrigento, como o Templo de Zeus Olímpico e o Templo de Hércules.
Para completar essa viagem ao passado, vá ao Museu Arqueológico Regional de Agrigento, a poucos metros do Vale dos Templos. Vale ressaltar que Agrigento fica a apenas duas horas de carro de Palermo.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Zoblinski