Uma das cidades litorâneas mais conhecidas de Portugal, Nazaré tem sua história ligada ao mar e à pesca. Antiga vila de pescadores a cerca de 130 km ao norte de Lisboa, Nazaré é hoje um destino turístico que ainda preserva tradições de outros tempos. A cidade se destaca por sua rica história, gastronomia, artesanato e monumentos, enquanto que surfistas de todo o mundo vão a Nazaré em busca de suas ondas desafiadoras.
O centro da cidade ergue-se sobre uma elevação rochosa de frente para o Atlântico. O principal ponto para ver o mar e as praias de areia clara é chamado de “o sítio” ou “Miradouro do Suberco”, lugar associado ao famoso Milagre da Nazaré. Diz a lenda que um cavaleiro no século XII foi impedido de sofrer uma iminente queda do alto desse precipício ao invocar a ajuda de Nossa Senhora da Nazaré. Assim, para agradecer, ele construiu ali uma pequena capela, a Ermida da Memória, que até hoje se encontra no mesmo local.
Começou, então, na cidade, o culto a Nossa Senhora da Nazaré. A Romaria em Nazaré acontece todos os anos, sempre no dia 08 de setembro. Para receber o número crescente de fiéis, foi construída no século XVII, perto da Ermida da Memória, a Igreja de Nossa Senhora da Nazaré. O Sítio está sobre um rochedo de 318 metros de altura em relação à praia e é acessível a pé ou por um elevador.
A partir dali, passeie pelas ruas estreitas do centro, que tem como característica suas construções: são todas baixas, com fachadas brancas e telhados vermelhos. Ali, há uma série de restaurantes que servem ótimos pratos com peixes (servidos grelhados ou em uma caldeirada) e mariscos – tudo bem fresco. Confira também as lojinhas de artesanato, com produtos ligados à pesca e às antigas tradições locais, como o traje das sete saias.
Há duas principais praias para visitar. A Praia da Nazaré tem uma faixa curva de areia branquinha junto ao centro da cidade. Já a Praia do Norte é mais afastada das construções e bem tranquila. Por toda a costa de Nazaré, as ondas são bem fortes, ótimo para quem gosta de surfar. Isso acontece graças ao “Canhão de Nazaré”, um fenômeno submarino que forma ondas consideradas perfeitas. O litoral de Nazaré está próximo de um profundo desfiladeiro submerso.
O trecho da costa portuguesa entre Nazaré e Peniche conta com algumas das melhores ondas de toda a Europa. Em 2011, Nazaré ganhou fama quando o surfista Garrett McNamara surfou a considerada maior onda do mundo, de 30 metros de altura, na Praia do Norte.
Como chegar
De São Paulo, há voos para Lisboa pelas companhias TAP e Azul. Da capital portuguesa, siga para Nazaré em uma curta viagem de carro ou de ônibus.
Onde ficar
Mais informações em: visitportugal.com/pt-pt
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / Elena_Sistaliuk