A famosa Rota dos Vinhos na França é composta por um dos vilarejos mais singulares do país, Colmar, que se encontra na encantadora região de Alsácia, na fronteira entre França, Alemanha e Suíça. Com essa proximidade, é fácil chegar a Colmar mesmo se não estiver na França, em um passeio de carro ou até mesmo de trem a partir dos países vizinhos.
Sendo a terceira maior cidade da região de Alsácia, o vilarejo é banhado pelo rio Lauch e seus canais, local que ficou conhecido como La Petite Venise (“a pequena Veneza”). Colmar consegue ser tanto romântica quanto esplêndida em sua arquitetura, que lembra a época em que a região fazia parte da Alemanha. Na verdade, a cidade francesa tem diversas opções para quem quer aproveitar de tudo um pouco.
Colmar é a porta de entrada da Route Des Vins d’Alsace, que significa Rota dos Vinhos da Alsácia. Visite o famoso Marché Couvert, que funciona como um Mercado Municipal e é um ótimo lugar para comprar peixes, temperos, flores e principalmente vinhos. Além disso, no mercado é possível encontrar até mesmo alguns produtos brasileiros.
Aproveite para fazer o tradicional passeio de barco pelos canais, com duração de trinta minutos, uma das principais atrações da cidade. Se preferir um passeio mais histórico, conheça o Museu Bartholdi, onde morou Auguste Bartholdi, escultor da Estátua da Liberdade. O outro museu é o Unterlinder, que fica em um convento dominicano do século XIII e abriga obras de artistas medievais e peças de arqueologia.
Outra opção para visitar em Colmar é o prédio construído em 1609, a Maison des Têtes. O prédio foi construído por um rico comerciante de vinhos e é todo decorado com esculturas de 106 cabeças de demônios, animais e querubins, onde hoje funciona um hotel e um restaurante 4 estrelas.
Como chegar
Algumas das companhias aéreas que fazem o trajeto entre Brasil e França são a Latam e a Air France. Para chegar a Colmar, uma boa opção é ir de trem a partir de Paris, por exemplo, ou de destinos na Alemanha ou na Suíça.
Onde comer
Onde ficar
Texto por: Caroline de Oliveira
Foto destaque por: iStock / Janoka82