Alto Paraíso de Goiás é uma cidade localizada na Chapada dos Veadeiros que reúne natureza, ecoturismo e espiritualidade. Por conta do misticismo que envolve esse lugar, é um centro de encontro de diversas tribos como terapeutas, ecoturistas, produtores e esotéricos de todo o mundo.
Alto Paraíso é conhecida como uma cidade holística por conta de vários fatores. Um deles é a grande quantidade de cristais em seu solo, que é conhecido como uma pedra capaz de canalizar energias. A cidade está situada sobre uma imensa placa de cristal de quartzo! Outro ponto é que concentra diversos grupos espirituais que vivem e convivem em harmonia na cidade, de todos os tipos de religião. Tem igrejas católicas, budistas, centro de meditação, hare krysnha, Santo Daime, entre tantos outros. Além disso, Alto Paraíso de Goiás esta situado no Paralelo 14, mesma linha que atravessa Machu Picchu e outras cidades sagradas pelo mundo.
É perceptível para qualquer turista que a cidade possui uma espécie de realidade a parte dos centros urbanos. Concentra pessoas que buscam uma vida simples, o respeito pela natureza, a conexão com a terra e o consumo inteligente de alimentos. Você encontra facilmente ecovilas, fazendas orgânicas, centros de permacultura. Aos sábados, pequenos produtores vendem delícias na Feira do Produtor Rural. Uma ida imperdível para quem estiver na cidade.
Quando ir para Alto Paraíso de Goiás?
Na Chapada dos Veadeiros há duas estações marcantes: a seca (de abril e agosto) e a chuva (de dezembro a março). Nesses meses as estações são firmes e possibilitam passeios e turismos diferentes. Na época da seca algumas cachoeiras estão com pouca água e bem geladas. O clima é mais frio e praticamente todos os passeios de ecoturismo estão aptos para visitas. Na época da chuva algumas cachoeiras ficam em estado de alerta pelas trombas d’água. Algumas delas até fechadas por precaução, tendo em vista que são extremamente comuns nessa região.
O período entre as estações marcantes são os preferidos. É possível apreciar a beleza natural sem se preocupar com chuvas fortes e tromba d’água, o frio não incomoda como no inverno e a cidade não está tão cheia quanto na seca. Vá de acordo com suas possibilidades e interesses. Mas se tiver que escolher entre ir em julho ou dezembro, sem dúvida no meio do ano é a melhor opção.
Como Chegar em Alto Paraíso na Chapada dos Veadeiros
Alugue um carro! É imprescindível para chegar até as cachoeiras e facilitar sua ida e vinda na cidade. Se você estiver indo de Brasília, a cidade está a 220 km de distância. Se você for por Goiânia, está a 412 km. Alugue um carro aqui que não tem erro.
Caso precise ir de ônibus, veja aqui as opções.
Onde Ficar
Para se hospedar você encontra opções variadas de pousadas e vilas.
Eu recomendo:
Pousada Recanto da Grande Paz
Pousada Maya
Pousada Veadeiros
Mas se não agradarem ou estiverem fora do orçamento, dá uma olhada aqui que você encontra várias opções!
Cultura Local
Um dos encontros mais famosos da região é o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. Ele acontece em julho na cidadezinha de São Jorge, a 38 km de Alto Paraíso. Em breve teremos um post sobre esse povoado!
Diversas comunidades indígenas se reúnem para discutir politicas públicas para valorização de seus costumes. Danças, rituais e pinturas corporais são abertos ao público. Bandas e apresentações artísticas também estão nas atividades do Festival que reúne pessoas das mais diversas cidades.
Há também o Festival Internacional de Cultura Alternativa – FICA, realizado na Ecovila Flor de Ouro, perto do povoado do Moinho em Alto Paraíso.
A cidade oferece ainda o Espaço Gota – Música Essencial, que apresenta cursos e palestras e compõe um cronograma de atividades musicais.
Além disso, Alto Paraíso na Chapada já foi um local muito conhecido pelos festivais de música eletrônica. Até hoje realiza alguns festivais como o Festival Alternativo do Kranti.
Natureza e Ecoturismo em Alto Paraíso
Aqui é o pote de ouro! O cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul ocupando 22% do território nacional, além de ser reconhecido como a savana mais rica do mundo!
Cachoeiras das mais diversas cores, tamanhos, trilhas e estilos no meio do cerrado.
Para conhecer essas maravilhas, vá até o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e veja opções com os guias locais, detalhes de cada cachoeira e feche seus passeios feliz!
Acho válido começar pelas cachoeiras que estão perto de Alto Paraíso, para quem saiu de Brasília.
Ali estão 3 que, honestamente, são as TOPs de Alto:
Cachoeira do Macaquinho
Está a 42 km antes de Alto Paraíso. A estrada de terra é longa, mas vale a pena. Ao longo da trilha você passa diversas cachoeiras até chegar a penúltima e última, do Macaquinho, bem próximas umas das outras. É um lugar muito especial e não precisa de guia.
Cachoeira do Vale do Rio do Macaco
Está a 44 km antes de Alto – É necessário um carro 4 x 4 para encarar a estrada de lá. É muito frequentada pelos praticantes do canyoning.
Catarata dos Couros
Está a 15 km antes de Alto e mais 32 km de terra. Se não conhece precisa ir com guia pois o caminho não é sinalizado. O local é surreal! Diversas cachoeiras até você chegar ao último ponto que dá para um vale incrível.
Cachoeiras da Cidade de Alto Paraíso:
Loquinhas
Anjos e Arcanjos
No sentido de São Jorge, você encontra também uma série de cachoeiras que falarei delas no post desse povoado!
Continuando a estrada de Alto Paraíso sentido Cavalcante, outra cidade da região da Chapada dos Veadeiros, você encontra mais cachoeira. Entre elas:
Cachoeira dos Cristais e o Poço Encantado
O ponto alto de Alto Paraíso, na Chapada, é a mistura de sensações e sentimentos que ela oferece. Além da natureza, é repleta de lugares alternativos, ambientes esotéricos, templos, mirantes e histórias de um povo simples, como a da Dona Flor do Moinho, parteira e raizeira conhecida da região. É uma viagem que aflora diversos sentidos.
Não deixe de observar o céu, o pôr do sol incrível e as estrelas cadentes que pode ver diante de um céu único. Dizem que a cidade é um local de onde se vê muitos discos voadores (!).
Passeie também pela vegetação, observe plantas típicas como o chuveirinho e a caliandra do cerrado. Veja as araras e tucanos em seu habitat natural e a natureza que pulsa por ali.
Sinta a energia que Alto Paraíso na Chapada oferece e saia de lá renovado, literalmente Leve na Viagem!
Se precisar de mais informações, veja o site da cidade com diversos detalhes! Se pretende fazer um roteiro detalhado e não tem tempo habilidade para isso? Venha aqui!
O que achou desse pequeno paraíso? Deixe seu comentário, será muito bem-vindo!
Boa Viagem!
Luisa Galiza 😉
*Confira mais posts sobre o Brasil*
-
Salto do Itiquira, a oitava queda mais alta do Brasil!
-
Alter do Chão – o lindíssimo Caribe Amazônico
-
Praias de Arraial do Cabo – O caribe no Brasil
*Fique por dentro!*
- Lençóis Maranhenses, um paraíso no Brasil! - 10 de julho de 2018
- Bate volta em Zaanse Schans, ao lado de Amsterdam - 30 de maio de 2018
- Volendam, a charmosa vila de pescadores ao lado de Amsterdam - 28 de maio de 2018