Em Alto Paraíso de Goiás, está uma das atrações mais incríveis da Chapada dos Veadeiros. É o Vale da Lua, um trecho de rochas singulares que lembram, pela cor e formato, as crateras lunares – daí o nome do local. As rochas foram cuidadosamente desenhadas e escavadas pela água e pela areia do Rio São Miguel ao longo de milhões de anos.
No local, há um certo clima de misticismo e os visitantes afirmam sentir boas energias. Entre os buracos e crateras, o rio forma, ao longo de quase um quilômetro, pequenas cascatas, poços e piscinas naturais, ideias para um banho refrescante. Vale lembrar que visitas não são permitidas em época de chuvas, pois a área tem risco de alagar e pode ser perigoso.
Quando o tempo está bom, a entrada é liberada, mas é preciso pagar antes uma taxa de preservação e manutenção – o Vale da Lua fica dentro de um terreno privado. Não é preciso ir acompanhado de um guia, já que o acesso é bem fácil. Uma estrada de terra leva a um ponto onde é possível estacionar o carro. A partir dali, há uma trilha de pouco mais de meio quilômetro até o Vale da Lua.
Texto por: Patrícia Chemin
Foto destaque por: iStock / vitormarigo