logo

Telefone: (11) 3024-9500

Córdoba e a Medina Azahara, na Andaluzia | Qual Viagem Logo

Córdoba e a Medina Azahara, na Andaluzia

30 de dezembro de 2016

Já a cidade de Córdoba, também cortada pelo Rio Guadalquivir, preserva seu casario nitidamente de influência moura. Graças ao rio, a cidade sempre teve sua importância no cenário europeu, desde as mais remotas épocas, pela fertilidade das terras e pela fácil navegação. Os primeiros vestígios de ocupação são dos séculos 8 e 9 a.C. Sucedendo aos fenícios e gregos, os romanos foram os responsáveis pelo enriquecimento de Córdoba, transformada em capital da região e grande centro cultural e comercial da época.

Foto por Istock/ a_Taiga

Foto por Istock/ a_Taiga

Com a queda do Império Romano, a cidade também entrou em decadência. Ainda subsiste a ponte romana, com 16 arcos, que liga a parte central da cidade ao bairro Campo de La Verdad, o Mausoleu Romano, do século I d.C., e o Templo Romano. O Museu Arqueológico de Córdoba abriga uma boa parte do que foi recuperado da época pré-histórica até o domínio árabe, como mosaicos, esculturas e peças de uso cotidiano.

Sem dúvida, as grandes construções árabes formam hoje o rico conjunto arquitetônico de Córdoba, a começar pela Mesquita. Esta, curiosamente depois da tomada da cidade pelos Reis Católicos, no século XIII, foi convertida em Catedral, e acrescida de elementos cristãos, preservando, no entanto, a estrutura da Mesquita.

A Medina Azahara, construída no século 10, fica a oito quilômetros da cidade. Foi concebida para ser o rico palácio do auto-proclamado califa Abd al- -Rahman III e mostrar toda a força e o poderio do recém califado independente, convertendo-se num dos reinos mais sólidos de toda a era medieval. Mesmo tendo sido parcialmente destruído pelos berberes no século XI, foi restaurado e ainda conserva a beleza e grandiosidade originais.

Foto por Istock/ kasto80

Foto por Istock/ kasto80

A tradição secular dos banhos públicos árabes pode ser conferida no Museu “Baños Del Alcázar Califal”. Esse museu é uma boa mostra do patrimônio histórico e artístico do século X, sendo o antigo espaço de banhos reais dos Emires e Califas que reinaram sobre a cidade. Em Córboda, várias casas oferecem os serviços de banhos árabes e valem uma visita.

O Alcácer dos Reis Cristãos, uma fortificação do século XIII, posteriormente recebeu ampliações ao longo dos séculos. A diversidade de estilos e a beleza natujardins tornam a visita obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais da história da cidade.

Foto por Istock/ Manakin

Foto por Istock/ Manakin

Dentre as cidades mais importantes da Andaluzia, Córdoba é a mais fácil pra realizar caminhadas turísticas. Para quem está com crianças uma boa dica é visitar o Zoológico, a Ciudad de Los Ninõs e Las Ninãs e o Jardim Botânico, e desfrutar gratuitamente de dezenas de praças públicas e playgrounds.

Como chegar

A maneira mais fácil de chegar à região da Andaluzia é via Madri. A cidade possui voos diretos para os principais destinos da região. Além disso, Córdoba é facilmente acessada de trem.

Onde ficar

Balcon de Cordoba

Hotel Viento 10

Hospes Palacio del Bailio

Texto por: Cláudio Lacerda Oliva

Foto destaque por Istock/ SeanPavonePhoto

Comentários